Connect with us

GERAL

Secretaria de Assistência Social de Padre Marcos retoma atividades do SCFV de forma remota

Publicado

em

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do município de Padre Marcos, seguem com as atividades presenciais suspensas, seguindo as normativas dos Decretos Municipais e das recomendações das autoridades de Saúde, mas, com o intuito de manter a assistência as famílias atendidas,  novas metodologias estão sendo adotas.

Com esse intuito, a Secretaria Municipal Assistência Social começou no dia 1º de junho, a realização de atividades de forma remota. Os públicos do SCFV e PAIF estão sendo acompanhados por meio de atividades via WhatsApp, Instagram e ligações.

Para garantir a qualidade no desenvolvimento do trabalho, a Secretaria de Assistência Social elaborou um guia de orientações sobre as atividades remotas em meio a pandemia do COVID-19 e treinou a equipe de profissionais dos serviços socioassistenciais do município.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Lucicleide, disse que é de suma importância a continuidade do trabalho de fortalecimento do convívio familiar. “O trabalho do SCFV tem caráter preventivo e proativo. É importante permanecermos construindo laços, ajudando e fortalecendo o convívio familiar, melhorando a qualidade de vida das famílias, para que possam garantir um futuro mais digno e feliz para as crianças, adolescentes e idosos, mesmo durante o período da pandemia”.

Publicidade

As atividades socioeducativas e socioculturais são encaminhadas três vezes na semana para as crianças, adolescentes e quinzenalmente para os idosos, garantindo meios para reforçar laços familiares com atividades lúdicas e educativas até que as atividades presenciais voltem a acontecer.

Josivânia Carvalho, Orientadora Social, disse que as crianças e pais aderiram de forma positiva a nova modalidade de atividades.  “No que se refere ao acompanhamento dos pais nesse novo processo de aprendizagem, eles, juntamente com as crianças, aderiram de forma positiva a essa nova metodologia de trabalho que tivemos que adotar por conta do momento que estamos vivenciando. É algo desafiador, mas que vem trazendo bons resultados. Estou muito feliz com o início das atividades do Serviço de Convivência, pois sabemos que essas atividades propostas são de grande importância para essas famílias, pois são atividades lúdicas e recreativas que servirão para ocupar a mente deles nesse período de pandemia, bem como promover momentos de aprendizagem, descontração e lazer” disse.

A Orientadora Social Isamara, disse que o grupo no aplicativo WhatsApp, principal ferramenta utilizada, objetiva continuar estimulando o desenvolvimento cognitivo das crianças. “O grupo criado no WhatsApp tem como objetivo continuar estimulando o desenvolvimento cognitivo, promovendo a saúde mental e fortalecendo os vínculos familiares das nossas crianças e adolescentes nesse período de pandemia. Com a realização das atividades propostas eles obtiveram resultados de grande valia para o desenvolvimento social de cada um. Os pais participaram ativamente de forma bem otimista com relação a nossa nova metodologia de trabalho. Temos fé que tudo isso irá passar logo, para que possamos retornar a nossas atividades presencias” falou.

Débora, também orientadora, disse que o trabalho tem sido desafiador, mas tem gerado um novo aprendizado. “A execução das atividades está sendo um desafio para mim como orientadora, como também para os membros dos serviços, mas, está trazendo um novo aprendizado para cada um, onde os mesmos podem estar participando com seus pais através do grupo de WhatsApp. Mesmo não sendo presencial, o trabalho está surtindo efeitos para as crianças e adolescentes que estão podendo participar e trocar informações.  É importante estar executando as atividades, pois é um momento em que as crianças e adolescentes estão mais vulneráveis e fragilizados’.

A Assistente Social Gessica Ramos também destacou que os resultados alcançados são positivos. “As visitas domiciliares e encontros dos grupos do SCCFV estão suspensos, mas considerando a importância das atividades e serviços, eles estão sendo executados de forma remota. As atividades remotas estão sendo um desafio para todos, mas estão trazendo um novo aprendizado e com resultados positivos. Os pais podem estar acompanhando suas crianças e adolescentes e construindo seus laços familiares” falou.

Ela disse ainda que as famílias fragilizadas nesse momento, tornando ainda mais essencial o trabalho assistencial. “Sabemos que nesse momento as famílias estão mais fragilizadas e inseguras, tornando assim o nosso suporte mais essencial, na importância de permanecer construindo esses laços e contribuindo para o fortalecimento do convívio familiar e comunitário dessas famílias fragilizadas. Enquanto equipe nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento dos vínculos e tentar suprir as necessidades das famílias vulneráveis em meio a pandemia” concluiu.

Publicidade

A Psicóloga Vanessa Marques disse que o Programa Criança Feliz também tem realizado atividades de forma remota. “Considerando a importância do acompanhamento as atividades foram retomadas de forma remota, através de ligações, mensagens. Em casos extremos, situações de urgência e emergência, estão sendo realizadas visitas” informou.

Vanessa Marques falou que o suporte emocional e social é imprescindível nesse período de insegurança. “É de extrema importância que principalmente nesse período de tanta insegurança e nesse momento atípico que nos traz tantos sentimentos ruins, possamos continuar fornecendo tanto às gestantes, como às crianças, esse suporte emocional e social, para que eles possam também de alguma forma serem motivados a estarem fortalecendo os vínculos familiares e estimulando seus filhos de forma cognitiva, emocional e social”.

A psicóloga ainda disse que todas as atividades foram planeadas visando facilitar o enfrentamento a pandemia e ao isolamento. “Todas as nossas atividades e planejamentos são pensados visando facilitar de alguma forma o enfrentamento a essa pandemia e isolamento social, que trazem sentimentos e emoções muito intensos, em que muitas vezes as famílias se comportam de forma disfuncional. Então, enquanto equipe, a Assistência Social, o CRAS, o Programa Criança Feliz, vão estar buscando alternativas para que a gente possa permanecer fortalecendo os nossos laços e vínculos enquanto programa e população assistida”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS