Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Tradição religiosa se mantém viva e Padre Marcos celebra a 107ª festa de Santo Antônio; veja fotos

Publicado

em

A comunidade católica de Padre Marcos celebrou, 31 de maio a 13 de junho, os festejos de Santo Antônio, padroeiro do município. Foram 14 dias consecutivos de muita oração e reavivamento da fé cristã.

CLIQUE AQUI E VEJA TODA AS FOTOS!

Este ano, o mais tradicional evento religioso do município refletiu sobre o tema “Com Santo Antônio, por uma comunidade de amor”. Diariamente, na Igreja Matriz, às 12h, era rezado o Ofício, às 18h, o Terço Mariano, e às 19h acontecia a Novena e Missa.

A programação encerrou na manhã deste domingo, dia 13 de junho, com a celebração da missa solene da festa, presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Fernando Amando, pároco local, e Vanderlan Silva, da paróquia de Alegrete do Piauí.

Na homilia, o bispo fez referências a história de Santo Antônio. “Hoje, quando celebramos o dia de Santo Antônio, nós devemos nos inspirar pelo seu modelo de vida. Nós saberemos o valor, se fizermos uma parte do que ele fez, se escutarmos o evangelho, guardando no coração, usando no dia a dia, e nos tornaremos santo. Santo no céu é o que todos nós deveríamos aspirar, como diz São Paulo”, disse.

Publicidade

A santa missa foi realizada ao ar livre, em frente à igreja matriz, com o distanciamento entre as pessoas presentes. Movidos pela fé, os devotos enfrentaram o sol forte para participar da celebração.

Foi dia de agradecer pelas graças a alcançadas e fazer novas preces ao santo milagroso, inclusive, pelo fim da pandemia da Covid, que tem ceifado milhares de vidas por todo o mundo.

A celebração foi, também, transmitida pelo rádio e via internet, permitindo que os fiéis devotos pudessem acompanhar de todas as partes do mundo a missa solene da festa de Santo Antônio.  Esse ano, em virtude da situação de pandemia, não foi realizada a tradicional procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade. Também não foi realizada a distribuição dos pães de Santo Antônio.

O padre Fernando Amando falou sobre a conclusão de mais um festejo. “Chegamos ao final de uma festa, e me sinto satisfeito e feliz por perceber como a nossa igreja é viva, porque que temos pessoas que são disponíveis. Ai de nós padres se não fosse, os leigos”, disse, destacando a participação e colaboração de todos na realização dos festejos.

O pároco fez uma avaliação positiva. “Na minha avaliação, foi a melhor festa que tivemos, pela forma que rezamos, pela forma que Santo Antônio abriu o nosso coração, e pela sua intercessão, e nos permitiu a cada dia ter um encontro com Jesus diante desse altar”.

Publicidade

Para Jovelano Carvalho, leigo da igreja, o momento é de gratidão. “A palavra que nos define nesse monento é gratidão, por ver o povo, as pastorais, as equipes participando fervorosamente do nosso festejo. Os 107 anos de fé e devoção foram bem celebrados. Por isso o nosso coração se enche de gratidão”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS