Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Dados apresentados em audiência apontam Patos como um município organizado. Veja!

Publicado

em

[ad#336×280]A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, em cumprimento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, realizou no último sábado, dia 31 de maio, a segunda audiência pública de 2014, onde foram apresentados os demonstrativos das receitas e despesas do município nos primeiros quatro meses do ano.

Quem participou da audiência pode conhecer a receita efetiva do município, através dos tributos, transferências constitucionais e voluntárias, e as despesas com educação, saúde e assistência social, além dos índices despesas com pessoal, explanado a evolução dessas despesas.

Os dados apresentados pelo assessor técnico da Prefeitura Municipal, Francinei Silva, apontam Patos do Piauí como um município organizado e financeiramente equilibrado. “Essa é uma das boas marcas da gestão do prefeito Agenilson Dias, que cobra constante monitoramento a questão das despesas. Há uma preocupação muito grande de não fazer despesas além das receitas. Todos os investimentos são devidamente planejados, a fim de não haver nenhum desequilíbrio”, disse.

Francinei Silva, assessor técnico da Prefeitura

Francinei Silva, assessor técnico da Prefeitura

Patos é um dos poucos municípios que não demitiu servidores e nem atrasou compromissos com funcionalismo e fornecedores. “É compromisso da nossa gestão manter a organização, o equilíbrio financeiro e zelar pela imagem do município”, reafirmou o prefeito Agenilson. Para o gestor, mesmo diante de todas as dificuldades, o avanço no primeiro ano de governo foi grande em todos os setores. “Na área da saúde há uma melhoria acentuada, tanto ambulatorial com as consultas no município, como encaminhamento a outros municípios. O que não resolvemos em Patos, encaminhamos a Picos, Paulistana e Teresina”, disse.

Agenilson Dias, prefeito municipal

Agenilson Dias, prefeito municipal

Na educação, o prefeito destacou a reforma das escolas e melhorias no transporte escolar. “Hoje nós temos 48 roteiros escolares, nove a mais que na gestão passada. Aumentamos os custos com o transporte escolar, mas isso beneficia e incentiva cada vez mais os alunos a estarem na sala de aula, reduzindo a evasão escolar”, disse.  Agenilson informou que a lei faculta que até três quilômetros, a responsabilidade de locomoção é dos alunos e dos pais, mesmo assim, tem evitado ao máximo que os alunos andem a pé.

Publicidade

Ao final, Agenilson lamentou a ausência de dois vereadores da bancada de oposição e reiterou a importância das audiências, tanto no cumprimento às leis, quanto na aproximação do poder público com a população. “É a hora do prefeito ouvir a população e prestar contas do dinheiro do povo, o que entrou, o que foi gasto e investido, os projetos e obras”, pontuou.

DSC_0791

A audiência aconteceu na Câmara Municipal, com a presença de autoridades como o presidente da Câmara, José Hélio dos Santos (PDT), os secretários municipais, Iranildo Santana (Administração e Finanças), Gesuíno Júnior (chefe de gabinete), Penha Sousa (Educação),  Janete Dias (Saúde), Goretti Teixeira (Assistência Social), Raimundo Leopoldo (Esportes), Francisco João da Costa (Obras), Milson (chefe de transporte), Ivaldete Reis (coordenadora do CRAS), a enfermeira Rosa Andrea Alencar, os vereadores Adalberto Lopes (PP), Antônio Rufino (PP), Saulino Reis (PSDB), Francisco Ezequiel (PDT), Cornélio Edmundo (PMDB) e Wilson Vieira (PTB), e integrantes do Conselho Tutelar. A sociedade civil e alunos da Escola Cícero José da Costa, do povoado Cajueiro, também estiveram presentes na audiência.

Clique na foto para ampliar

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS