Connect with us

Patos do Piauí

Palestras sobre prevenção do câncer reúne 200 mulheres em Patos do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, através da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado (29) na Câmara de Vereadores, um ciclo de palestras educativas de orientação e prevenção contra o câncer de mama e do colo uterino.

janete dias - peq

Janete Dias, secretária municipal de Saúde

O tema mobilizou a população feminina. O evento reuniu cerca de 200 mulheres de todas idades. As palestras foram ministradas pela médica ginecologista, Sara Jane, e pelo enfermeiro José Ronildo. O objetivo, segundo a secretária de Saúde, Janete Dias, é conscientizar a população feminina sobre as vantagens da prevenção dos dois tipos de câncer. “O diagnóstico precoce é a principal arma no tratamento contra a doença”, frisou.

No evento, as mulheres puderam agendar a realização dos exames papanicolau e mamografia, essenciais para o rastreamento dos dois tipos de câncer. Os exames não previnem o aparecimento da doença, mas possibilita a detecção precoce do câncer, fator o que está associado a altas taxas de sucesso no tratamento.

A Dra. Sara Jane deu importantes dicas de cuidados que devem ser adotados pelas mulheres no dia a dia. Segundo a conceituada ginecologista, conhecer o próprio corpo é essencial para notar os principais sintomas, como nódulos, vermelhidão, edema ou descamação na pele da mama ou no mamilo, bem como caroço nas axilas.

Dr. Ronildo enfocou na necessidade de realizar periodicamente a coleta do exame citopatológico do colo do útero, também chamado de exame pré-câncer ou Papanicolau.  Segundo o enfermeiro, é o tumor mais fácil de diagnosticar precocemente pelo exame. “Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas. Por isso a necessidade do exame clínico”, explicou.

Publicidade

Os palestrantes ressaltaram que os hábitos de vida também ajudam a prevenir o câncer.

Do total de participantes, mais de cem mulheres agendaram a realização dos exames, que serão realizados na cidade de Picos, de forma gratuita, tudo disponibilizado pela Secretaria de Saúde.

Veja fotos:

Palestras de prevenção do câner (1) Palestras de prevenção do câner (2) Palestras de prevenção do câner (3) Palestras de prevenção do câner (4) Palestras de prevenção do câner (5) Palestras de prevenção do câner (6) Palestras de prevenção do câner (7) Palestras de prevenção do câner (8) Palestras de prevenção do câner (9) Palestras de prevenção do câner (10) Palestras de prevenção do câner (11) Palestras de prevenção do câner (12) Palestras de prevenção do câner (13) Palestras de prevenção do câner (14) Palestras de prevenção do câner (15) Palestras de prevenção do câner (16) Palestras de prevenção do câner (17) Palestras de prevenção do câner (18) Palestras de prevenção do câner (19) Palestras de prevenção do câner (20) Palestras de prevenção do câner (21) Palestras de prevenção do câner (22) Palestras de prevenção do câner (23) Palestras de prevenção do câner (24) Palestras de prevenção do câner (25) Palestras de prevenção do câner (26) Palestras de prevenção do câner (27) Palestras de prevenção do câner (28)

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS