Connect with us

Patos do Piauí

Patos do Piauí promove desfile cívico e celebra os 201 anos de independência do Brasil

Publicado

em

Celebrando os 201 anos de independência do Brasil, o município de Patos do Piauí promoveu nesta quinta-feira, o tradicional Desfile Cívico, que marcou a importante data de 7 de Setembro na cidade.

Realizado pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Educação e com a participação das demais pastas, o ato cívico reuniu 19 pelotões, formados por alunos das redes municipal e estadual e representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Conselho Tutelar, Igreja Católica e Sindicato do Trabalhadores Rurais.

O desfile também contou com a participação do prefeito municipal Joaquim Neto, que seguia na comissão de frente, junto a profissionais da Secretaria de Educação, além da Banda Marcial Teresinha Dias, de Patos, e da Banda Marcial de Caridade do Piauí.

O ato cívico teve início em frente a Escola Comunitária Vereador Pedro Crisanto e percorreu algumas das principais ruas da cidade. Com uma abordagem sobre as regiões do Brasil, o desfile encantou o público.

A Escola Comunitária Vereador Pedro Crisanto abordou o tema “As Regiões Centro Oeste e Sul; a Escola Municipal Antônio Crisanto de Sousa, representou as regiões Norte e Sudeste e a Família Real; a Escola Reunida, da rede estadual, trouxe a temática “Mapa do Nordeste”, e a Creche Tia Maria de Jesus Teixeira, destacou “As características da região Nordeste”.

Turismo, economia, cultura, religião, culinária, bebidas típicas, danças, fauna e flora, artesanato, agricultura, festas tradicionais, ritmos musicais, foram alguns dos subtemas trabalhados.

O trajeto do desfile foi encerrado em frente ao Mercado Público, no Centro da cidade.
No local, aconteceu a cerimônia de encerramento, com a execução dos hinos Nacional, Estadual, e apresentações com alunos das escolas Antônio Crisanto e vereador Pedro Crisanto.

Também durante a solenidade, o Hino Municipal foi cantado pelo artista Denilson Fernandes e a professora Teresinha Crisanto declamou um poema sobre o independência do Brasil.

Em um breve pronunciamento, o prefeito Joaquim Neto agradeceu a todos que contribuíram com a realização do ato cívico. “Hoje é uma data muito importante, onde se celebra a independência do Brasil. E aqui eu quero agradecer a todos os servidores da educação, saúde, assistência social, prefeitura, a nossa banda marcial, a banda de Caridade, uma parceira que nós temos com o prefeito Toninho, e a todos que fizeram parte dessa bonita festa de 7 de setembro. Aos alunos, professores e todos os patoenses, agradeço a cada um de vocês”.

A secretária de Educação, Sueli Carvalho, parabenizou e agradeceu aos participantes do desfile. “Quero parabenizar a todos os professores que fizeram esse brilhante trabalho nas escolas. Sem o esforço de cada um dos profissionais do nosso município, não teríamos esse brilhantismo nas avenidas da nossa cidade. Muito obrigada aos pais que conduziram seus filhos até aqui para que esse momento importante pudesse acontecer nesse dia 7 de setembro. Agradecer a Banda Marcial Teresinha Dias, à Banda Marcial de Caridade por contribuir conosco. Parabéns a todos que contribuíram, direta ou indiretamente para esse evento. Por fim, obrigada a todo o povo patoense pela contribuição”.

Durante a tarde, o Desfile Cívico também foi realizado no povoado Cajueiro, zona rural de Patos do Piauí.


Confira todas as fotos: Veja fotos do Desfile Cívico em Patos do Piauí


Facebook

MAIS ACESSADAS