Aprovada criação de Conselho da OAB em Picos
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 06/11/17

Aprovada criação de Conselho da OAB em Picos

Em decisão unânime, o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, aprovou no último dia 26 de outubro (quarta-feira), a criação do Conselho das Subseções de Picos e Parnaíba. As eleições do Conselho de cada Subseção deverão se realizar juntamente com as eleições gerais da Seccional, previstas para novembro de 2018.

Um dos principais pontos que sustentam a criação dos conselhos diz respeito à celeridade na instrução de processos disciplinares, com efeito pedagógico para os advogados diante da grave crise ética que a própria sociedade enfrenta e do combate às prerrogativas profissionais, tendo em vista que o desagravo poderá ser votado pelo próprio Conselho Subseccional.

Para o presidente da Subseção de Picos, Frank Bezerra, a criação do conselho fortalecerá a advocacia no interior. “Com o Conselho, nossa advocacia ficará mais unida a partir da atuação dos conselheiros de forma mais próxima, principalmente para tratar das questões éticas. É um marco para a subseção que dará aos advogados maior representatividade, uma vez que somos mais de 600 inscritos”, afirmou Frank Bezerra.

A aprovação da criação e funcionamento dos conselhos somente foi possível após a alteração do Regimento Interno do Conselho Seccional defendida em ambos os casos pelo conselheiro seccional Gésio Véras, relator das propostas.

“Com a realização de reuniões e encontros, constatou-se que é de interesse da advocacia de cada região. Some-se a isso que tal medida vai ao encontro das do Conselho Seccional em assegurar a autonomia e a independência das subseções, promovendo a descentralização da gestão, a interiorização de seus serviços e a própria aproximação da Ordem para com os advogados e principalmente para com a sociedade”, defendeu Gésio Véras.

O conselho aprovou a realização das eleições em paralelo às eleições gerais da seccional. Os Conselhos das Subseções serão compostos, obrigatoriamente, por membros titulares e, facultativamente, por membros suplentes, eleitos na chapa vencedora. O número de Conselheiros das Subseções será definido na Resolução que criar o respectivo conselho na data da criação.

Fonte: JP Online

sobre o autor

Josely Carvalho
Josely Carvalho 11966 posts

Jornalista e Relações Públicas, formada pela Universidade Estadual do Piauí.

POSTS RELACIONADOS

Em entrevista reveladora, Solange do Aviões conta que fez aborto aos 17 anos

Vocalista da banda Aviões do Forró, Solange Almeida revelou ter feito um aborto aos 17 anos durante entrevista exibida na tarde deste domingo (29). A musa avaliou ter cometido um

GERAL

Clientes do Banco do Nordeste poderão fazer operações em Casa Lotéricas

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste (BNB) terão rede de atendimento compartilhada, até o dia 11 de junho. A cooperação vai permitir aos clientes do BNB efetuarem

GERAL

Campanha Setembro Amarelo chama a atenção para valorização da vida e prevenção ao suicídio em São Julião

A Prefeitura Municipal de São Julião – PI na gestão do Prefeito Dr. Jonas está promovendo em todo o município a campanha de valorização à vida e prevenção ao suicídio.