Connect with us

Picos

Donos de vans defendem novo reajuste na tarifa do transporte alternativo em Picos

Publicado

em


O recente reajuste de 10,2% na passagem do transporte alternativo da macrorregião de Picos não atendeu a expectativa dos proprietários de vans. A informação foi confirmada pelo presidente da Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Macrorregião de Picos (Coocavepi), Edimar Lima.

De acordo com o presidente, a correção é referente aos últimos três anos e não acompanha o atual aumento no preço dos combustíveis. O valor da passagem para uma distância percorrida de 100 km passou de R$ 25,80 para R$ 28,65. O reajuste foi determinado pela Secretaria Estadual de Transporte. 

Edimar Lima explicou que a Cooperativa está pleiteando um novo reajuste, já que o aumento não cobre as despesas da categoria. 
“Esse aumento continua defasado em comparação ao aumento dos combustíveis que nesse ano de 2022 já chegou quase 20%. Estamos atualizando as tabelas para fazer uma nova solicitação à Secretaria de Transportes do Piauí. Vale destacar que a correção não acontecia desde 2018”, destacou o presidente.

Segundo dados da Coocavepi diariamente mais de 6 mil passageiros são transportados até a cidade de Picos nos 52 municípios da macrorregião. O transporte ajuda no deslocamento de passageiros das cidades como Floriano, Floresta do Piauí, São João do Piauí, Acuã, Elesbão Veloso e cidade na divisa do Piauí e Ceará.

O transporte alternativo conta aproximadamente com 70 vans trafegando de forma legalizada. Deste número, 30 veículos transportam pacientes que realizam tratamento de saúde fora do domicílio e 20 transportam estudantes. No entanto, esse número pode ser ainda maior tendo em vista os veículos que transportam passageiros de forma clandestina.

O secretário de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Cristiano Portela, frisou que a pasta tem acompanhado de perto o reajuste no preço da passagem de vans.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS