Connect with us

GERAL

Ministério Público e órgãos de segurança definem atuação no carnaval de Picos

Publicado

em

O Ministério Público realizou um encontro, na tarde desta terça-feira (18), com todos os órgãos ligados à segurança pública em Picos para discutir ações para o período carnavalesco que se inicia nesta sexta-feira (20), com o Corso, e se encerra na próxima quarta-feira (26).

Estiveram presentes, além das promotoras Micheline Serejo e Itanieli Rotondo, da 1ª e 2ª Promotorias de Justiça, respectivamente, o secretário de Trânsito, Edilberto Cirilo, e sua equipe; o inspetor Fábio Ramalho, da Polícia Rodoviária Federal; e o Major Mário, subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos.

“A 1ª Promotoria de Justiça tem a atribuição de trabalhar a segurança de trânsito. Na reunião que tivemos ontem aqui no Ministério Público, foram trabalhadas ações educativas e punitivas pertinentes ao trânsito municipal no período do carnaval, tanto através da entrega de panfletos quanto pelo fomento da campanha “Brinque o carnaval, mas não brinque com a vida”, idealizada pelo MPPI”, disse a promotora Itanieli Rotondo.

Ela lembrou ainda que a finalidade é conscientizar que as pessoas não bebam e peguem o volante de um carro ou guidom de uma moto, mas que tenham responsabilidade com a própria vida e dos demais.

“Pedimos que quem vai dirigir não beba, para que seja uma carona segura. Pedimos também que as pessoas tomem cuidado com uso do celular enquanto estiver na direção por conta dos acidentes. Devem, também, ter cuidados com a velocidade usada, além de utilizar equipamento de segurança, que é o capacete”, alertou para as medidas simples a serem tomadas pelos foliões.

Publicidade

As blitzen serão intensificadas, pincipalmente, no caminho de Bocaina e dentro da cidade, nos locais em que haverá carnaval de rua. “É importante que as pessoas tenham bastante cuidado porque quem estiver embriagado será pego, vai ser feito um Boletim de Ocorrência, tudo com a finalidade de que tenhamos um carnaval seguro e possamos reduzir o índice de acidentes”, pontuou Itanieli Rotondo.

O inspetor Fábio Ramalho disse que a PRF somará forças à campanha do Ministério Público e que a operação de carnaval já foi iniciada desde o último fim de semana pela corporação.

“Lá foi discutido como serão realizadas as operações. Vamos intensificar na PI que liga Picos a Bocaina, trabalho este feito pela PM, com uso do etilômetro, em três pontos da rodovia. A PRF terá um reforço do efetivo em toda a operação, que já iniciamos semana passada. Nossas ações serão voltadas à embriaguez ao volante, com o intuito de, também, cooperar com esta campanha do MP”, destacou.

O secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo, pontuou que haverá educação de trânsito, mas também a punição, para que as pessoas entendam a seriedade de uma vida no trânsito.

“Vamos fazer o trabalho de educação, com distribuição de panfletos, mas também estaremos punindo aqueles que desrespeitarem as leis de trânsito. Para nós, o importante é que tenhamos um carnaval que não deixe pessoas machucadas ou famílias destruídas com a morte de algum ente querido”, frisou.

Publicidade

 

Imagens: MPPI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS