Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Picos lança Campanha Educacional ‘Jogue Limpo’

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através das Secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, lançou na manhã desta quinta-feira (16) o Projeto “Jogue Limpo”, que se trata de uma campanha educacional para os cidadãos picoenses a fim de que aprendam a cuidar melhor da cidade.

A secretária da SEMAM, Maria Santana, explica que para manter uma cidade limpa não é preciso apenas que a coleta aconteça diariamente. Esse é apenas um dos pontos, de todo um conjunto, necessários para que o município fique em ordem.

“Esta é uma campanha educativa desenvolvida em parceria com os Serviços Públicos e com a SEMAM. Ela tem por objetivo sensibilizar as pessoas da importância de manter costumes e práticas de cuidado com o ambiente, para que a cidade permaneça limpa. Porque a coleta acontece de domingo a domingo. Há dias marcados na semana para cada bairro e os moradores são cientes disso. A coleta passa pelo menos três vezes em cada bairro durante a semana. Nosso objetivo é de que essas pessoas coloquem o lixo na porta no horário da coleta e que as pessoas passem a utilizar as cestas que estamos colocando em alguns pontos da cidade, que devem ser usadas para jogar o lixo simples como sacola, refrigerante e bombom, ao invés de jogar nas praças, nas ruas”, disse ela.

A secretária argumentou ainda não saber se a quantidade de lixo no centro da cidade é por conta da quantidade de transeuntes que passam por Picos diariamente.

“Eu não sei se é porque em Picos é uma cidade com grande número de transeuntes, onde as pessoas vêm diariamente a Picos – e sabemos que isso é muito importante para nossa cidade porque faz a nossa economia movimentar – e não têm aquele pertencimento da cidade, não sintam que fazem parte daqui e isso contribua para que, principalmente no centro da cidade, a parte da limpeza não seja tão cuidada por parte dessas pessoas. Mas sabemos também que o próprio picoense não costuma jogar o lixo no horário adequado, ou jogam em um terreno baldio próximo à residência, ou no leito do Rio Guaribas e também no Riacho dos Macacos. A gente acredita que além da limpeza feita diariamente pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, a gente defende a conscientização, a sensibilização através das campanhas educativas desenvolvidas nas escolas, de porta em porta, nos bairros. Já viemos fazendo isso alguns dias, como fizemos no combate ao transmissor da dengue. Agora vamos estar trabalhando essa parte educativa para que as pessoas possam se sensibilizar. Os feitos podem ser pequenos, mas se uma pessoa tomar essa consciência, já é de grande valia. Vamos trabalhar também, principalmente, a faixa etária infantil, pois serão os adultos do futuro. Essa nova geração tem o poder de sensibilizar os pais, então estamos buscando parceria com as escolas, além das visitas porta a porta”, explicou.

Publicidade

O prefeito municipal, Walmir Lima, acredita que o projeto vai conscientizar a população sobre a necessidade de cada um fazer sua parte e, assim, ajudar também aos garis que já fazem esse trabalho de limpeza todos os dias, faça chuva ou faça sol.

“Esse projeto, além da ação efetiva dos garis, é uma chamada de atenção às pessoas por meio de palestras, campanhas, redes sociais, escolas. É uma forma de chamar a atenção para a importância dos garis e que podemos ajudá-los a manter uma cidade limpa”, afirmou o prefeito Pe. Walmir Lima.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS