Connect with us

DESTAQUES

Com duas mortes em menos de 24 horas, oposição denuncia descaso da gestão de Pio IX no combate à Covid-19

Publicado

em

O município de Pio IX vive um dos períodos mais delicados desde o surgimento da pandemia do coronavirus. Nos últimos dia dias foram registradas três mortes decorrentes de complicações da Covid-19 sendo que dois desses óbitos ocorreram em menos de 24 horas.

Óbitos

Na noite de sexta-feira, 09 de abril, faleceu Maria Zélia dos Santos, aos  79 anos, mãe do vereador Jonathas Leite, o Jonjon. No sábado (10), Pio IX contabilizou 125 casos ativos da doença e 18 pessoas com suspeita de covid, além das 115 pessoas em isolamento domiciliar.

Neste domingo (11), uma idosa do sexo feminino de 73 anos foi mais uma vítima do novo coroanvírus. Em menos de 24 horas, um outro óbito foi contabilizado com um idoso de 74 anos, cardiopata, identificado por Unias Joaquim de Alencar. As duas mortes constam no boletim do Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

Na retrospectiva dos últimos 4 meses, de janeiro a abril do corrente ano de 2021, foram contabilizadas onze mortes de piononenses pelo coronavírus.

Publicidade

Denúncias

Moradores da cidade relatam que o clima é de pânico e terror devido aos crescentes números de casos e óbitos causados pela Covid. Além disso, há várias denúncias que dão conta de negligências no combate a Covid e relatos que pacientes com suspeita do coronavírus recebem atendimento no mesmo local de pessoas que procuram atendimento médico para outras finalidades.

As denúncias foram feitas pelo vereador Jonathas Leite, o Jonjon (PSD), da bancada de oposição e abrangem além dos casos de covid no município outras áreas da saúde também.

O vereador Jonjon publicou em suas redes sociais as denúncias dando conta que nos 100 dias de gestão do prefeito Silas Noronha faltou trabalho e sobrou desrespeito com a população piononense.

Os relatos denunciam o abandono da Casa de Apoio em Teresina e que esta somente após as cobranças voltou ao funcionamento minimamente.

Publicidade

O parlamentar disse também que há omissão de casos monitorados de covid nos primeiros boletins e que até o mês de fevereiro, segundo a denúncia, faltava funcionamento do Centro COVID. Ainda de acordo com as denúncias, o secretário de saúde teve que ser convocado para prestar esclarecimentos à Câmara Municipal sobre a inoperância do combate à pandemia.

“Falta de um fluxo organizado entre os pacientes com e sem covid, no Hospital Lourdes Mota, onde todos os pacientes ficam no mesmo lugar”, diz o denunciante.

O vereador Jonjon disse que a testagem é pífia para controlar os casos de covid em Pio IX e relatou ainda a ausência de ação do monitoramento dos casos positivos e seus respectivos contatos, além do não envio diário e uniforme dos testes de covid ao LACEN coletados no município.

Foi registrado aglomeração na entrega de peixes promovida pela Prefeitura durante a Semana Santa resultando no crescimento assustador de casos de Covid em Pio IX.

Foram contabilizadas onze mortes de piononense pelo coronavírus de janeiro a abril do corrente ano de 2021.

Publicidade

O vereador Jonathas Leite, o Junjon, que perdeu sua mãe recentemente para a Covid-19, lamentou o abandono do laboratório de prótese, que até hoje continua sem atendimento, considerado um importante programa para receber recurso federal e que a gestão não explica o que está fazendo com o dinheiro.

“Falta de iluminação pública nas ruas. Falta de atendimento médico e odontológico uniforme na zona rural pela estratégia de saúde da família. Paralização do SAMU com retorno de atendimento após cobranças da oposição”, diz o texto.

De acordo com o parlamentar, até março, a zona rural de Pio IX, não recebia visita dos agentes de endemias mesmo com o aumento dos casos de dengue.

A denúncia dá conta também dos problemas generalizados na coleta de lixo na cidade, bem como animais soltos nas ruas de Pio IX; Licitação de mais de R$ 66.000, 00 (sessenta e seis mil reais) para a compra de fogos de artifício, decoração natalina e enxoval; Calendário escolar em andamento, mesmo sem ter professores suficientes para todas as disciplinas; Falta de capinação em ruas e praças e o abandono da Praça Jairo Viana, construída na gestão da prefeita Regina Coeli.

Natural de Pio IX, o atual chefe de gabinete da Secretaria de Justiça do Estado Piauí, o ex-vereador, Fanuel Adauto, também lamentou a situação em que o município se encontra.

Publicidade

“Muitos piononenses estão sentindo a mesma angústia e estão se sentindo muito mal. Pio IX amarga atualmente os seus piores números desde o início dessa pandemia […] 629 casos confirmados de janeiro para cá”, disse. “11 óbitos. 11 vidas”, lamentou.

“Temos mais piononenses internados em leitos de  UTI. Isso tudo nos abala, nos preocupa e angustia, principalmente quando percebemos que estamos em um barco desgovernado. Um governo municipal desorientado, perdido, desastroso quem em meio essa crise sanitária sem precedentes realiza uma aglomeração nas ruas para distribuição de peixes e de cestas básicas. Poderia sim ser feito e deveria, mas de forma organizada sem colocar a população em risco. Percebemos que muitas coisas estão acontecendo  de forma muito desorganizada. Desorientada”, declarou.

Publicidade

“A entrada do hospital Dona Lourdes Mota é a mesma para pacientes comuns e pacientes covid”, alerta.

“Às vezes a pessoa que busca o atendimento para uma outra doença um outro mal, pode contrair um covid. Os profissionais de saúde estão atuando muitas vezes sem os equipamentos de proteção e atende os pacientes com covid e podem atender outras pessoas também”, desabafou.

“Isso nos deixa revoltados, abalados, nos faz perder a crença e até mesmo a esperança. Percebemos que isso é algo rotineiro. A população da zona rural não está recebendo atendimento nas unidades básicas de saúde e isso faz com que a população precise buscar esse atendimento na cidade […] A testagem de pessoas demora muito para ser enviada para Teresina. Até cinco dias”, criticou.

“Enquanto isso pessoas que podem estar positivos que tiveram contato com alguém positivo não estão isolados. O monitoramento é ineficiente. Estão andando nas ruas buscando atendimento em serviço públicos e privados  e causando muitas vezes contaminação de outras pessoas. Isso nos preocupa muito, nos preocupa demais e agora simplesmente querem jogar a culpa para o povo e para os comerciantes”, alertou Fanuel.

“Reduzir o horário de funcionamento dos comércios essenciais isso faz com que as pessoas busquem aquele atendimento, aquele serviço no mesmo horário e aumente o fluxo de pessoas no comércio essencial”, explica.

Publicidade

“É uma desordem!”.

Com os casos de Covid em Pio IX, o chefe de gabinete da Secretaria de Justiça do Estado Piauí, Fanuel Adauto, fez uma pergunta para toda a sociedade de Pio IX refletir.

“A pergunta que fica e que causa muita angústia a todos nós é: Até quando meu Deus? Até quando nós vamos ter que vivenciar isso? Quantos mais piononenses estarão que desfilar pelas ruas de Pio IX em um caixão para que se tomem providências e adotem medidas eficazes?

“Estudem o que foi feito, o combate a pandemia. Tenham coragem. A responsabilidade é de vocês e se vocês não conhecem essas pessoas saibam que todas elas tinham uma família. Todas elas tinham uma história e todas elas tiveram seus sonhos interrompidos por desastre administrativo que está instalado. Fica aqui o meu apelo, a minha solidariedade e a minha angústia”, recomendou.

“Peço proteção a Deus para toda população de Pio IX que além dessa crise humanitária sem precedentes precisa ainda enfrentar o desastre de uma gestão irresponsável e de uma gestão criminosa. Que Deus abençoe a todos”, concluiu o ex-vereador e atual chefe de gabinete da Secretaria de Justiça do Estado Piauí.

Publicidade

O outro lado

O prefeito Silas Noronha foi contatado por várias vezes, mas até o fechamento da matéria o portal Cidades Na Net não obteve resposta.

Boletim

Os dados do boletim divulgado na noite desta segunda, 12, às 19h30min consta o total de 647 casos confirmados, 510 recuperados, 123 ativos, 14 óbitos, 26 suspeitos, 110 em isolamento domiciliar, 03 pacientes na UTI e 10 na enfermaria.

 

Publicidade

Piauí

O Piauí registrou maior número de mortes em toda pandemia nesta segunda-feira (12). Foram 57 óbitos nas últimas 24horas. O maior número havia sido 49 mortes, registrado no dia 24 de março.

Os casos confirmados no estado somam 220.336 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 4.586 e foram registrados em 219 municípios.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS