Connect with us

MUNICÍPIOS

Projeto de fortalecimento da piscicultura distribuiu 200 mil alevinos em 80 dias em municípios Piauienses

Publicado

em

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) desenvolve um projeto de fortalecimento da piscicultura piauiense, que consiste na destinação de equipamentos para criação de peixes em tanques-rede, barragens e lagoas. O órgão tem ainda uma política de distribuição de alevinos através da venda subsidiada aos empresários e de doação para os criadores que fazem parte do projeto Agricultura Familiar.

Desde o início desta gestão, há cerca de 80 dias, já foram distribuídos, aproximadamente, 200 mil alevinos nos municípios de Santa Luz, Ribeira do Piauí, Campo Maior, Alto Longá, Monsenhor Gil, Pimenteiras, Campo Largo, São Félix, Jurema e Porto.

Os alevinos são produzidos na Estação de Psicultura de Nazária, que é de responsabilidade da SDR e que tem produção estimada de 2 millões de alevinos para este ano.

De acordo com o Superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Adalberto Pereira, a secretaria tem a previsão de doar cerca de 100 mil alevinos por mês, com perspectiva de aumento, podendo chegar ao final do ano com distribuição de dois milhões de unidades.

As doações são feitas atendendo às demandas feitas por associações de criadores de peixes. A espécie distribuída é o híbrido tambatinga, mistura de tambaqui com pirapitinga. Em seis meses, esta espécie alcança o peso de 800 gramas.

Publicidade

“Este projeto, com esta política de destinação de alevinos e dos equipamentos, permite aos agricultores terem mais uma atividade de renda e de consumo, tendo em vista que a carne do peixe é, nutritivamente, recomendável ao consumo. O agricultor familiar, além de plantar o milho, o feijão, ter criatório de bode, de suínos, de galinha caipira, tem ainda o incentivo do governo estadual para o desenvolvimento da atividade da piscicultura”,  ressaltou Adalberto Pereira.

 

Fonte: Governo do Estado

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS