Connect with us

São José do Piauí

São José prepara volta às aulas e promove Jornada Pedagógica com todos os trabalhadores da Educação

Publicado

em

A Prefeitura de São José do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou esta semana, no período de 13 a 17 de fevereiro, a I Jornada Pedagógica de 2023, em preparação para o início das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino.

Com o tema “Educação e Aprendizagem, Novos Tempos, Novas Estratégias”, a Jornada foi marcada por encontros formativos, palestras e oficinas para professores e, também, com os demais trabalhadores da Educação.

Na segunda-feira, 13, o público alvo foram os gestores e secretários escolares e técnicos da Secretaria de Educação.

A gestora da pasta, Cileide Borges, fez a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2023, dando as boas-vindas e partilhando com os mesmos o contentamento com o trabalho desenvolvido em equipe, bem como, o compromisso de todos com a construção da cidadania dos educandos do município.

Em seguida, foi ministrada uma formação conduzida pela professora especialista Rejane Anjos, que trouxe reflexões necessárias a respeito das mudanças almejadas para o ano letivo de 2023, fazendo um paralelo sobre a educação atual e a educação almejada, pontuando as principais tendências pedagógicas para a educação em 2023.

Nesta quinta-feira, 16, o encontro da Jornada Pedagógica teve como público alvo os diretores, coordenadores, secretários de escola, auxiliares de secretaria, a equipe da Secretaria de Educação e os professores da Rede Municipal de Ensino.

Publicidade

O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Municipal e contou com as presenças do prefeito Admaelton Bezerra e da secretária de Educação, Cileide Borges.

O segundo dia da Jornada contou com um ciclo de palestras que promoveram reflexões e inspiraram os educadores para a prática docente, ministradas pelo psicólogo Igor Eduardo, com o tema “Para além da sala de aula”, pela professora Aucilane Moura, com foco no uso das TIC’s para o desenvolvimento de habilidades”, e uma terceira palestra, ministrada pela professora Rejane Anjos, bacharel em administração, graduada em pedagogia e letras língua portuguesa e especialista.

Na sexta-feira, 17, a Jornada Pedagógica teve continuidade com a formação para os agentes operacionais de serviço e condutores do transporte escolar. Os referidos profissionais da educação foram acolhidos pela Secretária Cileide Borges que, na oportunidade, enalteceu o trabalho dos mesmos, reconhecendo-os como agentes primordiais para o sucesso da Educação Municipal.

O evento contou novamente com a participação do psicólogo Igor Eduardo, que, dinamicamente, refletiu sobre a importância do trabalho em equipe e promoveu um momento de descontração.

Logo depois, os profissionais presentes foram, aos seus pares, conduzidos para grupos de discussão.

A nutricionista Janayna Pacheco realizou uma capacitação com as merendeiras e zeladoras. O tema abordado foi “Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”, que teve por objetivo informá-las sobre as diretrizes do programa e repassar orientações para a boa execução da merenda escolar, foi falado também sobre as atribuições das merendeiras e zeladoras.

Já a assistente social da SME, Montinelli Borges, conduziu uma formação com os condutores do transporte escolar,  trazendo à tona as dificuldades do dia a dia no trabalho, através de uma dinâmica de grupo reflexiva e interativa e de superação.

Ela também abordou os deveres, cuidados e atribuição dos motoristas no trajeto casa – escola – casa, para com o alunos, pais, sociedade e toda comunidade escolar, reforçado a ideia que a motorista também é um educador e possui grandes responsabilidades.

A palestrante explanou sobre pontos essenciais como a segurança e limpeza do ônibus escolar, através de um protocolo elaborado com uma lista de cuidados a serem executados antes da saída para o trajeto escolar.

A coordenadora pedagógica da SME, Maria Aparecida, conduziu um momento bastante produtivo com os agentes de vigilância, marcado pela apreciação e análise do que o Regimento Interno da Rede Municipal de Ensino direciona para os mesmos.

A coordenadora frisou sobre as atribuições, direitos, deveres e proibições da função dos vigilantes escolares, de forma dinâmica e interativa. Logo após a exposição, a coordenadora conduziu um quiz para testar se as informações foram realmente apreendidas, promovendo uma divertida disputa entre os participantes. Foi feita, também, uma dinâmica em que os agentes de vigilância puderam expressar suas impressões e sentimentos sobre temas que permeiam o seus fazeres. Para encerrar o momento, Maria Aparecida realizou uma dinâmica que promoveu   um momento de integração entre eles.

Publicidade

Ao final, a secretária de Educação, Cileide Borges, comentou sobre a Jornada Pedagógica 2023 da Rede Municipal de Ensino de São José do Piauí.

“A nossa Jornada proporcionou a oportunidade de trocas entre todos os profissionais da educação, engajamento, mobilização e reafirmação do compromisso com a educação com qualidade, além de uma oportunidade para o início de um novo ciclo de educação contemporânea sensível e engajada com o contexto educacional que o município está vivenciando e com a necessidade de serem vivenciados Novos Tempos e Novas Estratégias para que, em breve, se tenha um desfecho pedagógico de muito sucesso.”, disse.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS