Connect with us

São Julião

Ações do Plano Municipal de Saneamento Básico são apresentadas durante conferência em São Julião

Publicado

em

Em conferência realizada na manhã desta terça-feira, 23, foi apresentado o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município de São Julião. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação.

A apresentação do plano se dá através de um convênio entre a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Secretaria de Estado das Cidades do Piauí. Todo o plano de saneamento básico foi apresentado por integrantes da equipe técnica da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), representados pelo Lucas Abreu, João Neto e Afonso Luiz (on-line).

O momento teve o objetivo de mostrar os eixos dos programas que o plano é composto, sendo eles: sistema de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, sistema de drenagem urbana e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza urbana e resíduos sólidos e gestão.

Evento

O evento deu início com apresentação da equipe por parte do técnico da FESP-SP, Lucas Abreu. Em seguida, o professor Neto fez a leitura do regimento da conferência final, o qual foi seguido de sua aprovação.

Lucas Abreu
Professor Neto

Após, o outro técnico da FESP-SP, João Neto, fez a explanação de todo o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Na oportunidade, ele mostrou números de saneamento básico, formas corretas e estruturadas que esse saneamento deve ser aplicado e valores estimados que deverão ser investidos para implantação do plano.

João Neto

Agora, a gestão municipal tem o papel de firmar parcerias públicas ou privadas para que as obras dos eixos ora apresentados possam ser iniciadas nos anos vindouros e as futuras gerações possam contemplar um novo sistema de saneamento básico.

Ao final, houve chamada nominal dos membros do comitê de coordenação e comitê executivo para aprovação do PMSB, o qual foi aprovado pela totalidade dos participantes.

O técnico da FESP-SP, João Neto, falou sobre a apresentação do PMSB de São Julião. “O Plano Municipal de Saneamento Básico está sendo entregue nesse evento para o município de São Julião e trata-se de um plano norteador que aponta diretrizes e tudo aquilo que deve ser feito ao longo dos horizontes de planejamento. Depois dessa apresentação, o plano vai ser apreciado pelo executivo e legislativo municipais, depois de aprovado, o plano entra em vigor. Vai ter que ser implementada, também, uma política municipal de saneamento básico, por meio da legislação municipal atuante. Daí, a gestão municipal fica encarregada de angariar recursos para que seja implantados e executados de fato tudo o que foi falado aqui”, explicou.

Participaram do evento o vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, representando o prefeito Dr. Samuel Alencar; o procurador do município, Dr. Isaac; a subprocuradora Andréa; os secretários Josean (de Esportes); Valdinara (de Educação); Ceicinha (de Saúde); Ana Célia (de Agricultura); Welyda (de Cultura); o vereador Junior Rocha; funcionários da administração e a população em geral.

Publicidade

Veja mais imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS