Connect with us

DESTAQUES

SÃO JULIÃO | Multidão celebra 58 anos do festejo de São Francisco de Assis no povoado Mandacaru; veja imagens

Publicado

em

Para a comunidade católica de Mandacaru, povoado pertencente ao município de São Julião, do dia 25 de setembro a 04 de outubro é o período de celebrar a festa de São Francisco, uma tradição que se mantém viva há 58 anos. O ponto alto do tradicional evento religioso acontece no dia 04 de outubro, quando o povoado recebe o maior número de devotos.

Este ano, a festa teve como tema: “São Francisco, servo de Maria, anunciador da paz”.

Na manhã desta quarta-feira, 04 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis, foi realizada a Missa Solene da Festa do padroeiro. A santa missa foi presidida pelo Padre Gregório Leal Lustosa, pároco da Paroquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras.

A fé e a devoção por São Francisco fez com que os fiéis enfrentassem o sol forte para assistirem a celebração, que teve início às 8h, no adro da Igreja.

Após a missa, aconteceu a tradicional procissão, ato religioso que marca o encerramento das festividades do padroeiro. Uma multidão de fiéis acompanhou a imagem de São Francisco pelas ruas do povoado.

Publicidade

Para grande parte dos fiéis, a missa de encerramento e procissão é momento de agradecer pelas graças alcançadas por intercessão de São Francisco. Vestir roupas marrons e caminhar com chinelo de couro “Currulepas” e até mesmo pés descalços são algumas das manifestações de agradecimento. De volta à Igreja Matriz, a comunidade participou da benção final e do bingo de prêmios.

O Padre Gregório Leal Lustosa, destacou a importância do 58º festejo de São Francisco, como um momento de evangelização e avaliou como positivo. “A Festa de São Francisco é uma festa que tem sempre um destaque, a começar pela humildade do Santo dos pobres; tudo transcorre de modo tão humilde, tão simples, mas é na humildade que a graça de Deus se manifesta. Estamos desde o dia 25 de Setembro celebrando a festa de São Francisco e foi um tempo de bênçãos e de glórias. É muito bom ver o entusiasmo, compromisso e a alegria das pessoas aqui do povoado Mandacaru e também das diversas comunidades da região que participaram das nove noites encantadoras, que ficaram marcadas pela partilha da comunidade que se preparou e recebeu as pessoas de um modo acolhedor”.

O padre destacou ainda que esse ano, o festejo foi mais forte e mais animado que os anos anteriores e se emocionou ao falar do testemunho da Dra. Larissa.

“O que vai ficar mais marcado nesse festejo é o testemunho da doutora Larissa, que diante de suas preces e orações para a cura de uma doença que ela tinha no ano passado, foi curada esse ano. Esse testemunho é um motivo para que as pessoas que estão buscando graça não fraquejem na fé, e continuem perseverantes para que muitos milagres aconteçam na vida das pessoas através da intercessão de São Francisco de Assis”, finalizou o sacerdote.

O vereador Professor Neto, representando a comunidade de Mandacaru, ao final da procissão, fez agradecimentos a toda a população que se fez presente nos festejos.  Agradeceu também ao brilhante trabalho prestado pelo Padre Gregório Leal Lustosa, e fez menção ao prefeito Dr. Jonas Alencar pela contribuição e participação no festejo.

Publicidade

“Queremos agradecer a toda equipe que organizou e participou desse festejo, autoridades religiosas, executivo e legislativo, imprensa e toda a comunidade católica que faz anualmente desse festejo um dos maiores dessa região”, pontuou.

Dezenas de autoridades de São Julião, estiveram prestigiando a missa e procissão de encerramento, dentre outros, o prefeito de São Julião Jonas Bezerra de Alencar, o Dr. Jonas, o vice-prefeito Sodson Rocha, a presidente da Câmara Antônia do Leu, vereadores Professor Neto, Chico Neto, Gracieuda, os ex-prefeitos Carlão, Ota Bezerra, os vereadores de Vila Nova, Adelino Oliveira e Flávio Sousa, o vereador de Alegrete, Luís Carlos, e caravanas de vários municípios da região.

Veja imagens do nosso fotógrafo Jota Ferreira:







Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS