Connect with us

São Julião

SÃO JULIÃO | Prefeitura promove ações em alusão à campanha Setembro Amarelo

Publicado

em

Com o objetivo de trazer orientações acerca do cuidado com a saúde mental, a Prefeitura de São Julião, na administração do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu ações voltadas para a campanha “Setembro Amarelo”.

As ações alusivas foram desenvolvidas nos dias 22,23 e 25 de setembro. Na sexta-feira (22), aconteceu uma palestra no Auditório da Secretaria de Educação, e foi ministrada pelo Dr. João Paulo, juntamente com a psicóloga da Secretaria de Saúde Leydiane Claúdia.

O momento foi destinado para os profissionais da educação e da saúde, com o tema “A importância da Saúde Mental no trabalho”, objetivando oferecer informações para os profissionais acerca de estarem bem mentalmente, para que possam cuidar das outras pessoas.

No sábado (23), foi realizada uma Blitz Educativa pela valorização da vida. A ação ocorreu em praça pública, aproveitando a feira municipal, onde reúne um grande número de pessoas tanto da sede quanto da zona rural.

Na ocasião, os profissionais da Saúde e a equipe do Programa Previne Brasil trouxeram informações para a população enfatizando sobre como buscar ajuda e onde as pessoas podem recorrer, caso precisem.

Durante a Blitz, as equipes abordaram as pessoas na rua e entregaram panfletos, ao tempo que explicou o que é a campanha “Setembro Amarelo”, proporcionando momentos de acolhimento para a população. Além disso, as estagiárias do curso técnico em enfermagem estiveram presentes realizando a aferição da pressão arterial nas pessoas que se interessaram.

Por fim, na última segunda-feira (25), foi realizada uma live com a temática “Se precisar, peça ajuda!”. O momento foi conduzido pela psicóloga Leydiane Claúdia, a assistente social Joselma, a nutricionista Yasmin Júlia e a educadora física Thays Bruna.

Na oportunidade, elas abordaram sobre os fatores que muitas vezes levam as pessoas a desenvolverem ansiedade, a cobrança que surge através do uso das redes sociais, e aproveitou a oportunidade para trazer dicas sobre comportamentos que as pessoas podem ter para evitar sintomas de ansiedade como a prática de atividades físicas, alimentação saudável e em caso de precisarem de ajuda profissional, elas serão acolhidas e poderão recorrer no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde, CRAS, Creas, ou até mesmo ligar no número 188 para o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Em entrevista, a secretária de Saúde Ceicinha Araújo, ressaltou sobre as ações, destacando que o objetivo foi também de trabalhar sobre a saúde mental dos profissionais da educação e da saúde.

“Em todos os anos é bastante debatido sobre a importância de falar sobre a saúde mental, sempre nós focamos nos jovens, alunos e crianças do Serviço de Convivência, mas nesse ano a Campanha priorizou trabalhar os profissionais tanto da rede da educação, quanto da saúde, porque nós precisamos estar bem para servir. No primeiro dia foi destacado sobre a saúde mental dentro do trabalho, no segundo dia foi realizada a Blitz Educativa abordando todas as pessoas que passavam pelas ruas falando sobre saúde mental, tendo em vista que é uma forma de chegar para perto para que as pessoas se sintam abraçadas. E no último dia tivemos uma live, que mais uma vez foi destacado sobre a campanha, onde foi falado sobre vários assuntos dentro do tema e de como as pessoas podem pedir ajuda”, afirmou a secretária.

A psicóloga Leydiane Claúdia, comentou sobre todos os momentos realizados durante a campanha, e afirmou que muitas vezes as pessoas tem um olhar diferente sobre os problemas psicológicos.

“Tem sido muito debatido sobre saúde mental, tivemos uma palestra com os profissionais da educação e da saúde, porque vemos a necessidade, principalmente após a pandemia. Foi um momento onde eles puderam tirar dúvidas e receber dicas. A gente também teve a oportunidade de ir para a feira e falar sobre a saúde mental, uma oportunidade de repassar conhecimentos para as pessoas da zona rural, idosos e pessoas que as vezes tem preconceito pensam que é frescura, mas que as vezes estão precisando de ajuda. Para finalizar as ações, nós tivemos a live onde as pessoas receberam informações de como podem buscar ajuda, e esclarecer as dúvidas”, concluiu a psicóloga.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS