Connect with us

MUNICÍPIOS

Secretaria de Agricultura de Santana beneficia agricultores com aração de terras

Publicado

em

Os agricultores de Santana do Piauí trabalham em suas propriedades rurais na aração de terras. Com o volume de chuvas dos últimos dias estão mais esperançosos e contam com apoio da Prefeitura Municipal na administração da prefeita Maria José e da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no preparo de suas terras para o plantio.

A patrulha mecanizada foi adquirida em setembro de 2019 através de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Iracema Portela (Progressistas). Há dois anos, em 2020 e 2021, a patrulha está auxiliando o agricultor santanense na aração da terra que anteriormente era feita de modo rudimentar com bois ou com uso de tratores particulares.

Foto por Folha Atual

A prefeita de Santana, Maria José, enfatiza a necessidade e o quanto desenvolve o trabalho de aração com uso de trator.

“Antes o agricultor com arado de tração animal levava dias para concluir a aração em um quadro de terras. Hoje com o trator em poucas horas, o trabalho é concluído e já fica preparado para as plantações”, pontuou a prefeita.

De acordo com o secretário de Agricultura, Netinho, os trabalhos já iniciaram e mais de 150 horas já foram trabalhadas. Aproximadamente 90 agricultores estão cadastrados para receberem os serviços em suas roças.

Publicidade

“Iniciamos o serviço de aração de terras já agora em 2021 mesmo. Em janeiro as chuvas não foram suficientes. Até agora a gente aradou próximo de cento e cinquenta horas. Temos praticamente 90 agricultores cadastrados na secretaria”, destacou.

Para serem beneficiados com os serviços, Netinho explica que o produtor deve se dirigir até a sede da secretaria e solicitar os serviço através de cadastramento.

“O agricultor se dirige até a secretaria, solicita o serviço, a gente coloca em um agendamento e vai fazendo um rodízio. Nesse caso é por localidade. Por exemplo quando o trator está na região de Queimada da Ema, a gente faz todos os serviços que tem naquela localidade, quando está na região do Barro, nós fazemos de todas as pessoas que tem lá e assim por diante”,  explica.

Foto por Folha Atual

Netinho explica que o agricultor entra com uma pequena contrapartida no valor de R$ 50,00 para custos apenas de combustível.

“Nossa expectativa é de fazer em torno de trezentas horas, quando vier concluir o ano de dois mil e vinte e um, igualmente no ano passado”, destacou o secretário de Agricultura.

Publicidade

Em Santana do Piauí segundo dados pluviométricos, choveu 110 milímetros no período de anteontem a tarde 15 de fevereiro para a manhã desta quarta-feira, 17 de fevereiro.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS