Connect with us

MUNICÍPIOS

Sessão da Câmara de São Julião aprova projeto, requerimento, discute precatórios do Fundef e a reativação da biblioteca

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de São Julião realizou na noite desta sexta-feira (20), a sessão ordinária sob a presidência do vereador Edisaldo Rocha (PSB).

Na volta dos trabalhos legislativos do segundo semestre foram discutidas, votadas e aprovadas pautas de interesse da população, requerimento para implantação de redutores de velocidade de veículos na zona urbana, reativação da biblioteca pública, castração de animais de rua por meio de Projeto de Lei, além dos recursos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). 

A sessão marcou também a volta do vereador Renaldinho (PROGRESSISTAS) que estava licenciado há seis meses, e teve a cadeira ocupada pelo suplente João Abraão.

Requerimentos

O vereador Manoel Rocha (PT) apresentou Requerimento nº 03/2021, que foi aprovado por unanimidade, e solicita a implantação de quebra-molas e placas de sinalização próximo a Unidade Escolar Roldão de Alencar Bezerra, que está situada na rua Aquiles Pedro de Brito, no bairro São Vicente.

O parlamentar justificou que a reinvindicação em caráter de urgência, parte dos moradores que acreditam que a medida vai evitar acidentes proporcionando segurança para motoristas, pedestres e, principalmente, para crianças que devem retornar às aulas presenciais.

Publicidade

Biblioteca Pública

Outra pauta da sessão foi a respeito da reabertura e reativação da Biblioteca Pública Municipal Mestre Cabrinha, requerida ao presidente da Câmara, pela professora Geovânia de Sá.

“Estou cobrando a reabertura da biblioteca pública de São Julião. Não existe no mundo um regresso maior de uma sociedade em relação a educação, do que a única biblioteca, ser fechada. Isso é uma ato lamentável”, disparou a professora.

O professor e poeta, Francisco de Assis, reforçou a solicitação e destacou que a reabertura da biblioteca é um pedido do povo.

“A biblioteca é uma questão social pública, de todos. A partir do momento em que for estabelecido e colocada de volta, o município vai ganhar impulso. A voz que estou colocando é a voz do município todo que tem consciência dessa necessidade”, frisou o professor enfatizando a necessidade de um equipe de trabalho capacitada e citou como destaque a Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí.

Precatórios do Fundef

Os recursos dos precatórios do Fundef mais uma vez foram pautados na sessão desta sexta (20/08). O vereadores de oposição protocolaram requerimento pedindo repasse de 60% aos professores. Sobre o percentual levantado, é válido ressaltar que desde a sessão realizada no dia 26 de junho que reuniu o procurador jurídico do Poder Executivo, Isaac Benevides, representando o prefeito Dr. Samuel Alencar, foi esclarecido que o gestor tem o interesse em fazer o repasse de 60% aos profissionais da Educação, mas que para isso, aguarda a decisão final.

Publicidade

Conteúdo Relacionado: Câmara aprova requerimentos, LDO e discute acórdão que impede repasses de recursos do Fundef aos professores de São Julião

Projeto de Lei

O vereador, Edisaldo Rocha (PSB), presidente da Câmara, que apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei que dispõe sobre a castração gratuita de animais de rua avaliou a sessão como positiva destacando a participação ativa da sociedade.

Presidente Edisaldo Rocha no uso da palavra

“Nossa sessão hoje foi viva. Muito boa. Meu papel como presidente é fazer com que a câmara esteja dando voz a todos indiscriminadamente. Somos preparados para isso como representantes para sabermos o sentimento do povo e também ouvir da sociedade os clamores”, destaca o presidente da Casa.

Estiveram presentes os vereadores: presidente Edilsaldo Rocha (PSB), João Neto (PSB), Gracieuda Lopes (PSB), Júnior Rocha (PSB), Acelino da Regina (PSB), Manoel Rocha (PT), Guaraná (PT) e o vereador Renaldinho (PP).

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS