Connect with us

DESTAQUES

Em nome da fé, devoção e cultura multidão participa da IV Festa do Vaqueiro em Simões

Publicado

em

Em um misto de fé, devoção e cultura, uma multidão se reuniu para participar durante a tarde e noite deste domingo (29) da 4° edição da Festa do Vaqueiro e do Agricultor, realizada na paróquia de São Simão, na cidade de Simões. O evento, idealizado pelo pároco local, padre Miguel Feitosa, tem o objetivo de resgatar e manter viva a cultura popular, ressaltando o importante papel desempenhado pelo vaqueiro e agricultor na história do município e do Nordeste.

Este ano, superando o público do ano anterior, participaram mais de 350 vaqueiros, de Simões e várias cidades da região, como Itainópolis, Patos do Piauí, Alagoinha, Betânia do Piauí, Marcolândia, Padre Marcos, Curral Novo, Caridade, Alegrete e Picos e também dos Estados do Pernambuco e Ceará.

Clique e confira o álbum de fotos completo

A programação da IV Festa do Vaqueiro e Agricultor teve início às 15 horas com a acolhida dos participantes e o café da tarde, realizado no Centro de Treinamento Cristão de Simões (CETRECS). Às 16:30, foi realizada a cavalgada e procissão que percorreu várias ruas da cidade. Por todo o percurso, seguiam à frente dos fiéis as imagens de Nossa Senhora Aparecida e São José.

Uma novidade para este ano foi a participação de vaqueiros montados em touros, o padre Miguel, ao lado de dois vaqueiros seguiu toda a caminhada montado no animal, que segundo ele, representa a evolução da história do homem do campo.

A caminhada, que foi observada atentamente por moradores que acompanharam a procissão a pé e pelos que se aglomeraram nas calçadas e ruas, foi encerrada na Igreja Matriz, onde aconteceu a benção dos vaqueiros e animais e a celebração da Santa Missa, que foi presidida pelo padre Miguel Feitosa e concelebrada pelos padres Fernando Amando, pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Padre Marcos e Francisco Berto, vigário paroquial da Paróquia de São Simão.

Durante a celebração, as preces e o evangelho foram feitos em forma de versos. No poema, recitado pelo padre Fernando Amando, um trecho proclamava “O vaqueiro, forte e valente por seu gado bem estimado, com seu chapéu de coro, no peito leva um tesouro de ser por Deus abençoado. […] Essa homenagem aqui é muito justa, pois o sustento dessa nação do seu suor é que se custa […] Padre Miguel meu amigo, preciso te parabenizar pela coragem e bravura dessa bandeira levantar, o senhor é um homem valente, os vaqueiros aqui estão contentes por sua honra, seu nome elevar. Simões hoje agradece por tudo que presenciou, a vaqueirama muito contente pelas ruas que passou e o povo fascinado por um padre vaqueiro guiado, muito emocionado ficou […] Obrigado ao bondoso Deus pelos vaqueiros do sertão, padre Miguel que nos convidou e o povo de Simões que trabalhou nessa homenagem aos heróis do sertão”.

Logo após a missa, foram distribuídos brindes para os representantes de cada cidade e servido o jantar comunitário. De acordo com o pároco foi preparado alimento para 4 mil pessoas. O evento teve continuidade com música ao vivo com o cantor Dácio Moraes, em praça pública.

Publicidade

Em entrevista, o padre Miguel Feitosa falou da importância do momento para a cidade. “Este momento é muito importante pelo resgate da história do vaqueiro e do agricultor, pois sabemos que eles foram aqueles que deram início à caminhada dos municípios, das comunidades. A história de Simões é contada através dos primeiros moradores que vieram desbravar o espaço para construir, criar e essa cultura estava um pouco alheia, escondida, e à medida que celebramos com os vaqueiros e agricultores, fazendo essas apresentações, estamos contando um pouco de como era a vida do campo e de como nós podemos permanecer fazendo essa história. O maior objetivo é fazer com que os moradores da cidade possam ter esse conhecimento sobre a vida do campo” disse.

O prefeito municipal, José Ulisses, que todos os anos apoia e acompanha a celebração, disse que é uma grande satisfação ver a festa sendo realizada por mais uma ano. “É uma satisfação imensa ver a festa do vaqueiro sendo realizada mais uma vez no nosso município. Como prefeito da cidade, me sinto orgulhoso e satisfeito em sentir que a 4º edição dessa festa foi realizada com resultados e satisfação do povo e em ver também que cada dia mais é uma festa que vem crescendo e que realmente é um evento acolhido pela população do nosso município” ressaltou.

O gestor ainda falou que foi instituído o terceiro domingo de maio como a data oficial da celebração e que, em todos  os anos a prefeitura irá contribuir para a realização da festividade. “Essa edição está sendo ainda mais prazerosa para mim, pois a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto e eu sancionei a Lei e a partir de hoje o 3° domingo de maio é data oficial do evento, que agora foi municipalizado. É um prazer imenso está fazendo isso, pois nós vemos a organização e esforço do padre Miguel em realizar essa festa que vem tendo sempre sucesso e que comove toda a comunidade, tanto agricultores e vaqueiros, quanto a população em geral.  A Prefeitura sempre tem procurado contribuir e sem dúvida alguma, nos próximos anos o prefeito estará presente e ajudará no que puder para a realização dessa festa. Toda a equipe da nossa administração está pronta a ajudar e fazer a cada ano uma festa mais bonita” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS