Connect with us

DESTAQUES

IBGE realiza reunião preparatória para o Censo 2020 e pretende visitar 3.790 domicílios em Simões

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou na manhã desta terça-feira, 08, no Auditório do CRAS em Simões, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 no município.

Com o objetivo de contabilizar  os habitantes do município, identificar suas características e revelar como vivem a população, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

O representante do IBGE de Picos, Flávio Soares, presidiu a reunião com membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de outros representantes da sociedade civil organizada.

De acordo com Flávio, a reunião permite tirar dúvidas, dar transparência,  agregando esforços para facilitar o Censo, além de esclarecer como será feito o trabalho em campo, como reconhecer a equipe do IBGE e acompanhar as etapas do Censo com vistas a garantir a total cobertura do território e qualidade dos dados.

A execução do Censo Demográfico, será realizado entre os meses de agosto e outubro do próximo ano. Os temas que serão pesquisados são características dos domicílios, identificação étnico raciais, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e redimensionamento, deslocamento para trabalho e mortalidade.

Flávio falou sobre a realização do censo no município. “O IBGE estima visitar 3.790 domicílios em Simões. E com isso, o município contará com 1 posto de coleta e uma equipe com 11 recenseadores e 2 Supervisores, afim de que toda residência receba nossa equipe e que os dados sejam coletados”, explicou Flávio.

O prefeito José Wilson, o Zé Ulisses,  informou que a Prefeitura Municipal irá contribuir com a logística e que acompanhará de perto os trabalhos da realização do Censo no município.

Participaram da reunião, além do prefeito Zé Wlisses, o secretário de Administração, Edilberto Abdias, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ana Gardênia, a coordenadora de Cultura, Teresinha Carvalho, a coordenadora da Atenção Básica, Emanuela Silva, o secretário de projetos especiais, Raimundo Leite, o secretário de Meio Ambiente, Charles Martins, o presidente da Câmara, Joaquim Honório, os vereadores, Pedro Custódio, Luciano Cézar, Elismar Cordeiro, Zezé Morais, entre outros representantes.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS