Connect with us

GERAL

Oficina de Capacitação de Profissionais da Saúde e Cuidadores de Pessoas com Alzheimer é realizada em Simões

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde  de Simões e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF,  realizaram uma oficina de Capacitação de Profissionais de Saúde e Cuidadores de Pessoas com Alzheimer na Unidade Básica de Saúde ESF-Veneza.

Participaram do evento a secretária de Saúde, Isamária Dantas, médicos, enfermeiros, agentes de saúde, cuidadores de pessoas com Alzheimer, e demais profissionais da pasta.

Durante a ação, foram realizadas rodas de conversa e palestras voltadas para os cuidadores de pacientes com Alzheimer, que receberam orientações e informações sobre a doença.

A psicóloga Apolônia, fez uma explanação sobre a visão geral da doença. E as fisioterapeutas Raulene Alencar e Iasmin Félix, repassaram  orientações sobre os cuidados domiciliares que  devem serem  adotados  para aumentarem a independência e qualidade de vida dos pacientes com Alzheimer, além de ensinar exercícios que podem melhorar a situação física e mental dos mesmos.

A enfermeira, Karla Muriel, destacou os riscos da doença e a importância da prevenção “A Doença de Alzheimer trata-se de um problema progressivo, incapacitante, que destrói a memória e outras funções mentais importantes e afeta especialmente idosos.  O seu diagnóstico é principalmente clínico, utilizando alguns exames laboratoriais e de imagem com efeito de exclusão. E, é de fundamental importância que os cuidadores e profissionais estejam informados e empenhados em atender esses pacientes da melhor forma possível”, explicou.

Publicidade

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS