Connect with us

DESTAQUES

SIMÕES | Prefeitura e Secretaria de Saúde realizam atividades em alusão à campanha Novembro Azul

Publicado

em

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o referido mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Com essa preocupação, a Prefeitura Municipal de Simões, juntamente com a secretaria de Educação, promoveu na tarde desta terça-feira, 19, no auditório do CRAS, a campanha que visa a conscientização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico do câncer de proposta.

O prefeito José Ulisses de Carvalho, o Zé Ulisses, participou do evento e falou sobre a importância da campanha para a população. Ele também justificou a ausência da primeira dama e secretaria de saúde, Isamária Dantas, que não pôde estar presente por motivos superiores.


‘’É uma satisfação imensa ver esse público de homens aqui presente neste evento. Digo a vocês que a secretaria de saúde e toda a equipe vem se preocupando em promover esses momentos com palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, pois a prevenção é o melhor caminho para se evitar a doença”, disse.

Zé Ulisses ainda lembrou do mês anterior, referente ao “outubro rosa”, destinado à campanha de prevenção ao câncer de mama, no qual o município de Simões mobilizou a população e realizou diversas atividades.

O vereador Francisco Ângelo fez uso da fala e incentivou os homens a fazerem os exames anualmente. “Não podemos ter preconceitos. Temos que fazer os exames preventivos. Parabenizo ao prefeito Zé Ulisses e a secretaria de Saúde pela preocupação e importância quem vêm dando às campanhas realizadas no nosso município”, disse.

Publicidade

O evento contou com a presença expressiva de homens que assistiram a palestra ministrada pelo médico, Leonardo Brito, que abordou temas relacionados ao câncer de próstata como, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.

A coordenadora da Atenção Básica, Emanuela Silva, informou que as ESF – Estratégia de Saúde da Família, vai atender aos homens e realizar os exames necessários para diagnóstico do câncer de próstata.

 

Durante o evento foram realizados sorteios de brindes, assim como exames de glicemia capilar, verificação da pressão arterial e prevenção do câncer bucal. Ao final, foi servido um lanche para todos os presentes.

Além dos já citados, participaram do evento o presidente da Câmara, Joaquim Honório; os vereadores, Pedro Custódio, Zezé Moraes; a secretária de Educação, Iris Elaine; o secretário de esportes, Dogizete Pereira; e o chefe de gabinete, Magno Dantas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS