Connect with us

DESTAQUES

Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova culmina programação do 18º aniversário; fotos

Publicado

em

Dezoito anos de existência promovendo a leitura e o contato diversificado enriquecendo pessoas, lares, formando artistas e registrando momentos marcantes na vida de muitos com a cultura. Esse é um resumo breve do significado da Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí que promoveu diversas atividades alusivas ao aniversário durante todo o mês de setembro.

A culminância aconteceu na noite desta segunda – feira (30), na avenida Central. Várias apresentações culturais marcaram o 18º aniversário e ficaram por conta do grupo AJA Teatro e Dança; da mini orquestra sanfônica Padim Oscar; do grupo de idosos Flor do Sertão; do grupo de Aeróbica. Para enriquecer culturalmente, vários artistas da música e literatura estiveram presentes como: Jailson Leal, João Moura e Beto Sousa.

O grupo de idosos Flor do Sertão, assistido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também marcou presença na noite com apresentação.

Apresentações culturais

Na ocasião solene foi executado o hino municipal e exibido o vídeo intitulado Nossa ida ao Assaré. Coordenado pela professora Taynara Oliveira o grupo de Aeróbica se apresentou. Nas atividades alusivas, o grupo AJA Teatro coordenado pela instrutora Marcilene Luz, recitou poesias. Em cena o grupo AJA Dança coordenado pelo professor Edilberto Lima, fez sua apresentação do tema “A lavadeira e o pescador”.

Publicidade

Os poetas Jailson Leal, João Moura e o cantor Beto Sousa se apresentaram na Cidade Poesia, abrilhantando a noite cultural.

Acolhida

O momento de acolhida foi presidido pela secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Ana Carolina, que representou o prefeito Edilson Brito. Na ocasião de boas-vindas e recepção de convidados, Ana fez suas saudações.

“Os 18 anos da Biblioteca Patativa do Assaré é uma dádiva. Mesmo com tantos canais de internet ainda temos uma biblioteca desse porte. O prefeito tem investido muito no município, na sede e também em comunidades da zona rural. Aqui é um mais um investimento do prefeito Edilson Brito oferecendo este momento de alegria e comemoração. Parabéns para Biblioteca Patativa do Assaré que tem um nome ilustre”, parabenizou.

A secretária parabenizou toda comunidade estudantil, pais, professores, coordenadores, diretores e todos os vila – novenses que já frequentaram e frequentam a biblioteca.

As apresentações culturais continuaram com a Orquestra Sanfônica Padim Oscar. O grupo surgiu em meados do decorrente ano de 2019, no período das festas juninas e festejo religioso de Santo Antônio, padroeiro do município vila – novense. Neste período se apresentou durante as festividades, a Orquestra Sanfônica “Seu Dominguinhos” da cidade de Teresina, capital do Estado.

Publicidade

A atuação da orquestra de Teresina influenciou alunos da escola Zacarias Manoel da Silva por meio do incentivo da diretora, Luzia Eremita, da professora Socorrinha, sob instrução de Ozanan Leal.

“A orquestra surgiu de uma semente que estava na comunidade e precisava ser cuidada e é formada toda por alunos da escola”, disse a professora Marli Veloso que é sócia e fundadora da Sociedade Amigos da Biblioteca, bem como responsável pelos projetos de criação da biblioteca, Patativa do Assaré, do Ponto de Cultura Cidades Poesia, e o Cine Mais Cultura Flor do Sertão.

De acordo com Marli, desde o período de sua fundação [da biblioteca] já foram registrados mais de 93.000 (noventa e três mil) visitas ao espaço.

Secretária de Educação Antônia Maria e professora Marli Veloso

“Esse número é muito maior porque há pessoas que deixam de assinar o livro, pois ocorrem que há, muitas vezes, eventos do lado de fora e assim os visitantes deixam de assinar. Antes da inauguração da biblioteca tínhamos duas pessoas cuidado dos acervo que era composto por 373 livros. Uma dessas era Antônia Maria”, lembrou Marli Veloso.

Entre os nomes artísticos prestigiando a culminância, estava a poetisa, Marcilene Luz, que integra atualmente a equipe de profissionais da Patativa do Assaré e possui composições poéticas.

Publicidade

“Nasci e me criei na biblioteca. Passei toda minha infância frequentando e devo a ela o meu gosto por cordel, pois foi um incentivo para mim, escrever, ler e ser uma amante da cultura como eu sou. Trago comigo a missão de repassar para os meus alunos o sentimento de amor que tenho por Vila Nova. Não é em vão que levo aos meus alunos o incentivo e motivação para que passem a frequentar a biblioteca que tem um acervo cultural. Temos que valorizar a leitura, escrita, cultura e tradição popular”, disse Marcilene incentivando alunos e o público em geral.

Coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Jenicleide Alaíde, acompanhou todo processo de desenvolvimento da biblioteca. A assistente social externou seu sentimento em participar e ver de perto a culminância de aniversário de 18 anos.

“É muita gratidão, pois cresci aqui na biblioteca com esse acervo de livros e foi o local onde me encontrei. Sempre procurei algo positivo e foi onde criei o grupo AJA. Através do grupo conhecemos muitos lugares e fomos conquistando espaços. Avalio de forma muito positiva porque Vila Nova, suas crianças e seu povo só têm a ganhar cada vez mais com a cultura que é investida aqui. Vila Nova é uma cidade grande quando se fala em cultura. A criança desde o maternal até a fase adulta que vive aqui tem opções e abraçam a causa, principalmente por parte da gestão que investe”, destacou a coordenadora do Cras.

 Homenagens

Homenagens foram prestadas às pessoas que ao longo do tempo desde criação e fundação da Biblioteca Patativa do Assaré até os dias atuais contribuíram de várias formas para que o órgão desenvolvesse suas ações. Dentre elas estão: Antônia Maria, Tathiana Araújo, Edilson Brito, Ana Carolina, Edinete Brito, Almerinda Luz, Erivan Brito, Daliete Luz, Maria das Dores (Bibia de Benício), Iago Sousa, Jota Ferreira, Rádio Com Vila Nova FM, Klebim, João Moura, Jailson Leal, Beto Sousa, Luzia Eremita, Socorro Eremita, Alcinete, Goretti de Deus, Ignez Silva, Evinha Lima, Geane Leal, Socorro Leal, Thaine, Edney Rodrigues, Dayro Coutinho, Cleide Leal, Jenicleide Sousa, Clécia Carla, Amanda Alencar, Mayra Abreu, Marli Veloso, Jhônatas Luz, Taynara Oliveira, Edilberto Lima, Zeneide Brito, Marlene Luz, Marcilene Luz, Thalia Oliveira, Thallys Oliveira, Heloísa Ramos, Matheus Lucas.

Publicidade

Houve na ocasião o corte do bolo doado pela primeira-dama, Ana Carolina, e canto de parabéns para prestigiar o aniversário.

Biografia

A Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova do Piauí foi inaugurada em 28 de setembro de 2001, com a missão de contribuir com a formação de leitores críticos e sujeitos de sua própria história e de ser instrumento de democratização do acesso ao livro, à leitura e literatura.

O nome é uma homenagem a uma das vozes mais contundentes da poesia popular brasileira, Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido com Patativa do Assaré.

Presenças:

Estiveram presentes os secretários: Edinete Brito (Administração); Erivan Brito (Governo); Antônia Maria (Educação); Almerinda Luz (Saúde); Ana Carolina (Assistência Social) representando o prefeito Edilson Brito; Erasmo Navez e Daliete Luz (Controladoria Interna); a nutricionista e coordenadora do Nasf, Aurileia Paiva; a fisioterapeuta, Micaela Rocha;  os vereadores Flavio Sousa e Maria das Dores – Bibia de Benício; o policial militar comandante do GPM, Francisco Arleuson; o cerimonialista e assessor de comunicação, Iago Sousa, e, o repórter fotográfico Jota Ferreira.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Evento em alusão ao 18º aniversário da Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova é adiado para hoje. Veja!

VILA NOVA│Biblioteca Patativa do Assaré celebra neste mês o 18º aniversário. Veja programação!

Filme sobre Esperança Garcia será exibido nesta sexta (06), na 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Vila Nova

Secretarias de Cultura de Alegrete e Vila Nova culminam 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA; fotos

Publicidade

Desfile de Beleza Negra é realizado durante aniversário da Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova

Cantor e poeta, Pedro Munhoz estará nesta quinta (19), na Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova; veja vídeo

VILA NOVA | Poetisa e cordelista, Ilza Bezerra estará presente nesta quinta (19), na Biblioteca Patativa do Assaré

VILA NOVA | Escritores Samuel e Honorato estarão presentes na quinta (19), na Biblioteca Patativa do Assaré

Cine + Cultura Flor do Sertão, em Vila Nova, exibe filme sobre Esperança Garcia na 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Publicidade

VILA NOVA | Cinco artistas estarão nesta quinta (26), no aniversário da Biblioteca Patativa do Assaré

Bate-papo literário e palestra reúne escritores no aniversário da Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova; fotos

Em Vila Nova, poetisa Regivalda e sindicalista Sandra estarão hoje (19) em evento da Biblioteca Patativa do Assaré

ALAGOINHA│Alunos da U. E. Francisco Teodoro de Brito visitam Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova


-Veja fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS