Connect with us

Vila Nova do Piauí

JANEIRO BRANCO | Secretaria de Saúde de Vila Nova debate saúde mental com palestra

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde e sua gestora, Secretária Almerinda Luz, realizou na última sexta-feira, 31 de janeiro, o evento alusivo a Campanha Janeiro Branco. O evento ocorreu às 19h no Ponto de Cultura Cidade Poesia. A reunião seguiu com debates tendo como principal público a população vila-novense.

Almerinda Luz abriu o evento agradecendo a presença de todos.

“Saúdo a todos aqui presentes e agradeço imensamente por terem vindo. Muito conhecimento e informações importantes serão repassados. Cuidar da mente é cuidar do nosso corpo. Obrigada de coração”, agradeceu a Secretária de Saúde.

Com o tema “Quem cuida da mente e das emoções, cuida da vida”, o psicólogo Edilson Cavalcante ministrou palestra.

“Para mim é uma honra estar mais uma vez em Vila Nova. Parabenizo toda a gestão, pois vejo que essa cidade se preocupa com a saúde mental e com a saúde de forma geral. Tivemos aqui o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, dentre outras ações, então há sim essa preocupação com o público”, afirmou Edilson Cavalcante.

Seguindo a argumentação sobre a campanha, o psicólogo explica como surgiu a Campanha Janeiro Branco, que trata especialmente de saúde mental.

Publicidade

“Inspirado no Outubro Rosa, o Janeiro Branco surgiu em 2014 por psicólogos de Uberlândia-MG. Em novembro de 2013 um psicólogo chamado Leonardo Abrahão, em sua casa olhando para o teto branco, começou a pensar um pouco e percebeu que estava havendo um grande adoecimento mental, e pouco falado. Se falava muito em saúde física, mas nem tanto em saúde mental. Em janeiro ocorre a virada de ano e é um momento de reflexão onde todas estão com intuito e expectativas de tomar novas decisões e escolhas, de dar novo rumo a vida, por isso a ideia de abraçar o mês de janeiro com esta campanha”, pontuou Edilson.

O prefeito Edilson Brito esteve presente no evento e também falou sobre a campanha.

“Agradeço a cada um presente a este evento com temática tão importante que deve ser mobilizada e tratada. Problemas mentais como depressão, ansiedade, transtornos, dentre outras estão afetando muito a saúde nos nossos meios. É preciso fortificar e disseminar o conhecimento entre todas as pessoas, para que tenha mais qualidade de vida e possam ter uma melhor convivência com familiares, amigos e colegas de trabalho. A nossa gestão apoia todas essas ações voltadas para a saúde, segurança, assistência social, educação e essa é a nossa preocupação, de estar sempre junto do povo”, declarou o prefeito Edilson Brito.

_presenças na mesa de honra: Prefeito, Edilson Brito; Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Ana Carolina; Katia Leila, representando o vice-prefeito Antonio Tiago; Secretária de Saúde, Almerinda Luz; Secretária de Administração, Edinete Brito; Secretaria de Educação, Antônia Maria, Articuladora do Selo Unicef edição 2017-2020, Profª Marli Veloso; Coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, Auriléia Paiva; Vereadores Bibia de Benício e Francisco Dantas(Nena), empresário Manoel Bernardo (Belim) e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vila Nova do Piauí, Sandra Leal.

_sobre o palestrante: Edilson Cavalcante é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI; Psicólogo Clínico; Especialista em Saúde Mental, Saúde da Família, Transtornos Alimentares e em Psicopedagogia; Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará-UFC e autor do artigo publicado na Revista Internacional de Psicologia de Portugal com o título “Características e aspectos psicológicos da anorexia nervosa”.

_sobre a Campanha Janeiro Branco: Caraterizado pela luta voltada para a saúde mental e bem estar do ser humano, é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. Buscar qualidade de vida através da saúde mental saudável.

_fotos:

Publicidade

………………………………………………………………………………….
ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS