Connect with us

POLÍCIA

Agentes abortam fuga de 70 presos na Penitenciária Irmão Guido

Publicado

em

Agentes da Penitenciária Irmão Guido abortaram mais uma tentativa de fuga em massa na madrugada desta terça-feira (10). Pelo menos menos 70 detentos de cinco celas do Pavilhão B cavaram um túnel de acesso ao pátio do presídio. O buraco estava sendo feito na cela 5.

O objetivo dos presos era chegar até o muro da rua. Os presos foram pegos pelos policiais militares e agentes que estavam de plantão na madrugada. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), eles iriam usar cordas improvisadas para pular o muro, já que a cerca elétrica da penitenciária não funciona.

A tentativa de fuga ocorreu por volta de 1h30 da madrugada. “Agentes perceberam algo estranho, uma vibração na parede, e quando foram verificar perceberam o túnel”, explicou Kleiton Holanda. Presos das celas 1, 2, 3, 5 e 6 usaram vergalhões para abrirem o buraco. Em todas estas celas as grades foram encontradas serradas.

“Uma vistoria foi feita ontem, durante todo o dia, e estava tudo aparentemente normal nas celas da penitenciária. Em pouco tempo, apenas durante a noite, eles conseguiram material para fazerem o buraco e tentarem fugir”, completou o diretor do Sinpoljuspi.

Atualmente, o Pavilhão B abriga 115 presos. Na penitenciária que só possui vagas para 144 detentos, hoje, já são mais 400 pessoas.

Publicidade

Em nota, a Secretaria de Justiça do Estado informou que tem intensificado as vistorias no local a fim de coibir as ações. “A Secretaria de Justiça informa que tem intensificado as vistorias nas unidades prisionais, de modo a coibir esse tipo de ação. A Sejus reforça que está elaborando um plano de reforma da Irmão Guido, para dar mais estrutura e segurança à unidade, que foi construída de forma inadequada”.

Edição: Nayara Felizardo\Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS