Connect with us

DESTAQUES

Piauienses são presos no MT acusados de cavarem túnel para fuga de presos

Publicado

em

A justiça do estado de Mato Grosso converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva, dos piauienses de Oeiras, acusados de participação na abertura de um túnel para facilitar a fuga de presos da penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Os oeirenses foram presos na tarde da terça-feira (13), em uma residência em Cuiabá, onde estavam escavando um túnel em direção à Penitenciária, que fica a poucos metros, e é a maior unidade prisional do estado, que abriga presos de alta periculosidade.

D.S. S. ( Rua Sete de setembro no Rosário); A. K. A. S. B. (Lajeiro do Samba); D.A.S. (Uberaba); E. J.S. L. (Vila Santa Teresa); A.S (Localidade Caraíbas – Zona Rural de Oeiras) são os oeirenses que tiveram as suas prisões mantidas pela Justiça do Mato Grosso. Já os menores D. S. V. e W. B.S., (Rua Sete de setembro, no Rosário) foram liberados.

Em sua decisão, o juiz entendeu ser concreto o risco a ordem pública manter os acusados em liberdade.

Os oeirenses foram cooptados por um homem de Floriano que residiu em Oeiras. O grupo realizava as atividades isolados, sem sair da casa. Para isso, estocaram alimentos e água suficientes para o abastecimento dos 12 suspeitos e receberiam R$ 1.000,00 por dia.

No total, 12 pessoas foram presas na ação. A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) chegou à localização da casa, no bairro Jardim Industriário 1, após a Polícia Civil receber uma informação pelo disque denúncia 197. Equipes da unidade especializada se dirigiram ao local para averiguar a denúncia e surpreenderam um grupo de dez homens e duas mulheres na residência, trabalhando em diversas funções de suporte e execução para cavar o túnel em direção à unidade prisional.

Publicidade

Na residência estavam armazenados dezenas de sacos de areia e outros materiais retirados do túnel que já tinha, aproximadamente, 30 metros escavados, conforme os próprios suspeitos informaram.

Foram apreendidos materiais usados na escavação, como pás, picaretas, entre outras ferramentas, além de cestas básicas, reservatórios de água.

Cooptação e organização

De acordo com o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o grupo estava há 20 dias na residência, que foi alugada em nome de um mestre de obras, cooptado por uma facção criminosa e a pessoa responsável por organizar e coordenar a escavação do túnel.

Todas essas informações foram coletadas em entrevistas preliminares com os suspeitos e serão apuradas no decorrer da investigação.

Os responsáveis pela escavação vieram do estado do Piauí para a empreitada criminosa e entre eles, alguns já tinham experiência em atividades garimpeira, com trabalho em escavações. Parte do grupo também tem passagens criminais.

Além dos oeirenses, também foram presos

Publicidade

C.A. R. S- de Floriano

L.M.R.N- Campo Verde – MT

D. J.R- MG

J. J- Campo Verde – MT

A.A. S- Campo Verde MT

Publicidade

Fonte: Mural da Vila

Facebook

MAIS ACESSADAS