Connect with us

POLÍTICA

Governador participa de audiência com ministro da Fazenda e tenta viabilizar recursos

Publicado

em

O governador Wellington Dias e os governadores de diversos estados brasileiros estiveram reunidos nesta segunda-feira (28/12). Na oportunidade, discutiram sugestões para o crescimento econômico do país em 2016. Juntos, eles manifestaram o interesse em assumir um papel de maior contribuição para garantir as condições de enfretamento à crise, garantindo que os interesses da população sejam mantidos com qualidade.

Governadores se reúnem para apresentar propostas / Foto:Ana Costa

Em seguida, Wellington Dias e demais governadores estiveram com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Ao longo do encontro foram traçadas estratégias para que a União, os estados e os municípios possam voltar a crescer. Foi estabelecido ainda que os governos possam trabalhar de forma integrada.

Durante a reunião, os gestores se mostraram dispostos a contribuir ampliando a capacidade de investimento e usando o limite de crédito para contratos internos e, principalmente, com recursos externos. “O ministro compreendeu que a há necessidade de se priorizar reformas estruturais. Há necessidade, por exemplo, de agilizar a regulamentação que coloca um novo perfil para o endividamento de estados e municípios com a União e ele prometeu que até a primeira semana de janeiro quer liberar a regulamentação para as novas regras que preveem a redução do total das dívidas e ao mesmo tempo redução nos encargos e com isso nas prestações que os estados pagam mensalmente”, explicou o governador Wellington Dias.

Ministro Nelson Barbosa recebe governadores / Foto: Ccom

Nelson Barbosa afirmou que já foi apresentado, no final da gestão do ministro Joaquim Levy, um posicionamento para que no orçamento houvesse a condição de liberar contratos de empréstimos, principalmente, aos estados que têm limite de crédito, como é o caso do Piauí. “Ele assumiu o compromisso e quer agilizar para que a gente tenha condições de, na abertura dos trabalhos, em fevereiro, o contrato de empréstimo do Governo do Piauí com o Banco Mundial no valor de 320 milhões de dólares tenha condição de tramitar no Senado Federal”, conta o governador.

O ministro também colocou as necessidades de que esses financiamentos e essas alternativas de ampliação da capacidade de investimento da União, dos estados e dos municípios possam ser direcionadas para áreas geradoras de emprego e manifestou total compromisso na regulamentação de um fundo garantidor para ampliar parcerias público-privadas.

De acordo com o governador, Barbosa manifestou total compromisso em trabalhar junto com o Congresso Nacional afim de que haja uma regra de que a União, os estados e os municípios tenham a segurança de que ao se criar uma despesa é necessário se criar receita. “Eu destaco, finalmente, uma compreensão dele de disponibilizar um volume maior de receitas da União para quitação de saldos da previdência da União para os estados”, finalizou Wellington Dias.

Fonte: Ccom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS