Connect with us

POLÍTICA

Governadores vão discutir déficit previdenciário em encontro

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) quer conseguir o apoio do governo federal para as iniciativas voltadas para o equilíbrio das contas das previdências estaduais durante o 4º Encontro de Governadores do Nordeste. A ideia do governador é apresentar os resultados da comissão criada no começo do governo para estudar as contas da previdência estadual, assim como as medidas que até o momento foram tomadas no Piauí em busca de diminuir o déficit, que pelas contas do governo deve estourar os R$ 600 milhões neste ano.

Um dos participantes do encontro é o Ministro da Previdência, Carlos Gabas, funcionário de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta é apresentar ao ministro o que a equipe composta pela vice-governadora, Margarete Coelho, o secretário de Administração, Franzé Silva e o diretor do ex-Iapep, agora superintendência de previdência, Marcos Steiner conseguiu alcançar até o momento na gestão do déficit da previdência local.

Atualmente a cada mês R$50 milhões tem de ser repassados para complementar a folha de pagamento de aposentados e pensionistas no fundo de previdência do Estado do Piauí. “Estamos trabalhando modelagens alternativas que possam garantir os direitos dos aposentados e pensionistas com equilíbrio no nosso fundo de previdência. O Piauí quer caminhar nesta direção e os outros Estados também”, destacou o governador Wellington Dias.

Entre as modelagens previstas para serem apresentadas aos outros governadores, é possível que seja enfatizado o modelo adotado no Acre, em que se investiu na capitalização do fundo de previdência através de da atração de recursos junto ao mercado financeiro. Um dos caminhos seria o arrendamento de terrenos, bem como o aluguel de prédios com os recursos arrecadados sendo redirecionados para o Fundo de Previdência.

 

Publicidade

Vooz

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS