Connect with us

POLÍTICA

Liziê acusa deputados de machismo por criação de sub-relatoria na Alepi

Publicado

em

Os deputados Robert Rios (PDT) e Liziê Coelho (PTB) entraram em discussão nesta terça-feira (10/11), no plenário da Assembleia Legislativa, causada por um mal entendido.

Ao informar que o deputado Flavio Nogueira Jr (PDT) era integrante da comissão que avalia o Orçamento, Robert foi corrigido pela relatora do projeto e presidente da comissão de Finanças, Liziê, que disse que o integrante era na verdade o deputado Julio Arcoverde (PP).

Com o mal entendido, Robert Rios informou a deputada que iria integrar a sub-relatoria do projeto e, após o comentário, o deputado João de Deus (PT), líder do governo na Casa, afirmou que não estava prevista no regimento interno a criação de sub-relatorias para o projeto.

“Quero ajudar o governador, não estou querendo fazer um atentado contra o Orçamento. A comissão tem sete membros e cinco decidiram que deveriam haver sub-relatorias”, se defendeu Robert Rios.

Wilson Brandão (PSB) saiu em defesa de Robert afirmando que cada vez mais fica difícil para um único relator avaliar os projetos. “É a vida do estado, então quanto mais pessoas discutindo, melhor para conseguir o relatório que nós queremos. Não estamos discutindo relações de governo ou oposição, mas o estado do Piauí”.

Publicidade

Já Liziê explicou que seu estarrecimento se veio pela decisão ter sido tomada sem que ela, que preside a comissão, fosse comunicada. No discurso, ela chegou a acusar de machismo aqueles que votaram a favor da criação de sub-relatorias. “Essa história de querer participar da relatoria para se inteirar mais do assunto, me ofende até como mulher, como presidente da comissão, nós vemos o machismo cada vez mais, inclusive aqui na Assembleia Legislativa”, alegou.

Flora Izabel (PT) se solidarizou à deputada Liziê. Ela disse que se pergunta que, caso o presidente da comissão fosse homem, se a questão teria sido tratada dessa forma. “Ela não pode ser informada no plenário que haverão sub-relatores na comissão que ela preside. Essa é uma questão que está embutida no imaginário na forma como se trata as pessoas e considero que essa atitude não pode acontecer nessa casa”.

Robert Rios subiu à tribuna para seu pronunciamento, mas não deixou de citar o tema em debate. “Isso não é uma casa de gênero, todos são iguais. Fomos colocados aqui pelo povo do Piauí através do seu voto para representá-lo. Eu nunca gostei desse presidencialismo exacerbado. Acho que aqui é uma casa de diálogo”, afirmou.

180Graus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS