Connect with us

POLÍTICA

Maranhão assina marco para entrada no mercado do gás combustível

Publicado

em

Mais barato e com menos impactos para o meio ambiente, o gás natural como combustível estará disponível no Maranhão a partir de 2024.

Para isso, foi assinado contrato de suprimento de gás natural para gás natural veicular (GNV) entre a Companhia de Gás Maranhense (Gasmar) e a empresa Eneva. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (6), no Palácio dos Leões, com a presença do governador Carlos Brandão e de representantes de diversos órgãos da administração estadual.

O governador esclareceu que a oferta do gás como combustível impacta diretamente na economia do estado. Brandão lembrou que o primeiro impacto é o social, com o gás veicular que será oferecido nos postos de combustível a um preço mais barato, e o segundo impacto é a atração de mais empresas que usarão o gás combustível como energia, gerando mais empregos e renda.

“O primeiro eixo é a questão social, com um combustível mais barato e menos poluente atendendo todos os segmentos da sociedade, o que inclui motoristas de táxi e de aplicativos. O segundo eixo é a industrialização. Através do gás que virá da Eneva, também atenderemos as indústrias, como Vale, Alumar, Suzano e tantas outras. A energia mais barata torna o produto da empresa mais competitivo”, ressaltou Brandão.

Para o diretor-presidente da Gasmar, Allan Kardec Barros Filho, o contrato marca uma importante conquista para o Maranhão, que possui uma das maiores bacias de gás natural, a Bacia do Parnaíba.

Publicidade

“A Gasmar já tem vinte anos, dez dos quais lutando pelo gás veicular. Quando o governador me chamou para ser presidente da Gasmar, ele pediu para industrializar o Maranhão, ou seja, servir gás para a indústria do estado. Então para a Gasmar é uma vitória e o mérito é do governador Carlos Brandão”, frisou.

Presente na solenidade, o diretor executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva, Marcelo Cruz Lopes, lembrou que o contrato assinado com a gestão estadual representa desenvolvimento. Em relação ao gás veicular, ele informou que incialmente a oferta do gás combustível será direcionada ao mercado de São Luís e Imperatriz.

“Esse contrato é um compromisso de longo prazo para darmos toda a tranquilidade para a Gasmar ter a molécula de forma confiável e competitiva ao longo do tempo para desenvolver o mercado de gás veicular aqui no Maranhão”, observou Marcelo Cruz Lopes.

A cerimônia de assinatura do contrato também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), Indústria e Comércio (Seinc), Casa Civil, Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), além de representantes das empresas Vale, Alcoa/Alumar, Suzano e do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis/MA).

Publicidade

Fonte: O Imparcial

Facebook

MAIS ACESSADAS