Connect with us

POLÍTICA

Projeto quer garantir artistas piauienses em eventos locais

Publicado

em

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que determina que seja realizada apenas a contratação de artistas que expressam a cultura piauiense e regional nos eventos culturais, show e festejos realizados pelos entes públicos com verbas do governo.

Isso significa que qualquer evento do governo estadual, devem ser contratadas artistas que expressam a cultura piauiense e regional. A proposição foi apresentada pelo deputado Franzé Silva (PT) e também foi assinada por Nerinho (PTB) e Júlio Arcoverde (PP).

Os eventos e festivais culturais com mais de 10 anos estarão isentos do cumprimento da lei, exceto nas festas populares de expressão da nossa cultura local, como o São João, Carnaval e festejos religiosos.

“A música nordestina e piauiense tem grande valor histórico e é parte fundamental na formação da identidade do nosso povo. Ao destinar recursos públicos do Estado do Piauí para promover a valorização de nossa cultura local e regional, o projeto visa garantir a preservação das tradições históricas da nossa gente, ameaçadas pela mercantilização da indústria cultural”, disse Franzé em sua justificativa para a aprovação da proposição.

Ele ainda destacou que “é dever cumprir o papel de guardião dos interesses mais nobres da sociedade piauiense, destinando os recursos públicos para apoiar todas as manifestações culturais que preservem a nossa história”.

Publicidade

Fonte: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS