Connect with us

POLÍTICA

“Recebemos com profunda indignação”, diz W. Dias sobre declaração de Bolsonaro

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) foi escolhido para, em nome dos chefes do Executivo do Nordeste, reagir com indignação contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) após declaração polêmica sobre os governadores João Azevêdo, da Paraiba, e de Flávio Dino, do Maranhão, em vazamento de vídeo antes de entrevista coletiva.

“Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional”, ressaltou o governador do Piauí.

O petista destacou ainda que os chefes do Executivo do Nordeste estão aguardando esclarecimentos por parte da presidência da República e reiterou a defesa dos governadores da Federação e democracia.

“Nós, governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população”, diz trecho da nota divulgada à imprensa.

O presidente Jair Bolsonaro não comentou até o momento a nota dos governadores.

Publicidade

ENTENDA

O presidente Jair Bolsonaro referiu-se, na última sexta-feira (19), ao Nordeste como “Paraíba” – forma pejorativa pela qual a região é chamada– e criticou o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B).

“Daqueles governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com esse cara”, disse ao ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). A conversa entre os dois foi pouco antes do início do café da manhã do presidente com jornalistas, nesta 6ª.

A declaração de Bolsonaro foi registrada pela TV Brasil, que cobria o evento. Como de costume, os jornalistas convidados não podiam gravar o café da manhã.

Confira a Carta dos Governadores do Nordeste na íntegra:

Publicidade

Abaixo o inteiro teor da carta:

Carta dos Governadores do Nordeste

19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

Publicidade

RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas

RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia

CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará

FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão

JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba

Publicidade

PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco

WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS