Connect with us

Caridade do Piauí

Toninho de Caridade é empossado presidente da APPM e associação ultrapassa os 200 prefeitos filiados

Publicado

em

Está empossado como o mais novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade. Sua oficialização no cargo, assim como a posse de toda a diretoria eleita para o biênio 2023\2024, aconteceu na tarde desta terça-feira, 03 de janeiro.

O auditório da APPM, onde aconteceu a solenidade de posse, recebeu um expressivo público, entre autoridades estaduais e municipais, que se reuniram para prestigiar os novos gestores que estarão à frente dos trabalhos da entidade pelos próximos dois anos.

Após a solenidade de abertura do evento, o presidente eleito e demais membros do Conselho Diretor e Fiscal prestaram o compromisso estatutário e assinaram o termo de posse, sendo oficialmente nomeados em seus respectivos cargos.

Além do presidente Toninho, também foram empossados na diretoria: a prefeita de Piripiri, Jovenícia Alves de Oliveira, a Jovê, vice-presidente, os prefeitos Admaelton Bezerra Sousa, de São José do Piauí, e Lécio Gustavo de Sousa Bezerra, de Alvorada do Gurguéia, 2º e 3º vice, respectivamente; Manoel Portela de Carvalho Neto (Aroazes-Secretário geral); Karyne Aragão Cansanção (Cocal de Telha- 1º Secretário); Benedita Vilma Lima (São João do Arraial- 2º Secretário); Tairo Moura Mesquita (Santo Inácio do Piauí-Tesoureiro Geral); Raimundo Nonato Fontenele Cardoso (Cocal-1º Tesoureiro); e Gabriela Oliveira Coelho da Luz (Capitão Gervásio Oliveira-2º Tesoureiro).

O Conselho Fiscal tem como presidente o prefeito de Amarante, Diêgo Lamertine Soares Teixeira e vice-presidente Genival Bezerra de Sousa, gestor de Joaquim Pires. Os prefeitos José Henrique de Oliveira Alves (Nossa Senhora de Nazaré), Julimar Barbosa da Silva (Pavussú) e Adeilson Antão de Carvalho (Francisco Macedo) serão os suplentes.

Toninho, que é prefeito de Caridade do Piauí, assume a principal cadeira na APPM pela primeira vez. Ele é o 19º gestor a presidir a associação em seus 43 anos de existência.

Em seu pronunciamento, o presidente agradeceu e afirmou que vai atuar com empenho em prol de todos os municípios. “Queria muito agradecer a todos os meus colegas prefeitos que fizeram parte da nossa chapa, pelo empenho e companheirismo, e a todos que votaram, apostaram na nossa proposta. Hoje temos uma missão muito grande, de defender o municipalismo e os colegas prefeitos em suas situações de dificuldades. Daqui pra frente é todos nós juntos para que possamos buscar o fortalecimento da instituição. Essa posse hoje, prestigiada pelo governador e diversas autoridades, já mostra o tamanho da responsabilidade que nós temos de defender os municípios piauienses. O que posso dizer a todos os colegas prefeitos é que contem comigo, pois vou estar aqui de corpo e alma para que a gente possa fazer um trabalho conjunto, fortalecer não só os municípios, mas também as regionalidades”.

Paulo César, ex-presidente da associação se colocou a disposição para ajudar e convocou os prefeitos a se filiarem e fortalecerem a luta pelo municipalismo. “Gostaria de me pôr a disposição Toninho para qualquer contribuição. Continuaremos na APPM e também estamos conclamando todos os prefeitos que se filiem, que é muito importante marcharmos juntos nessa caminhada que é muito árdua em defesa da autonomia dos nossos municípios. Vamos ultrapassar hoje os 200 filiados, um recorde para a APPM. Mas é muito importante que todos os município se filiem, porque a APPM é a casa do municipalismo, aqui temos que lutar juntos. A eleição passou no dia que fechou a urna, não existe mais candidato a ou b, aqui a pauta é uma só, a defesa dos municípios piauienses”.

O governador Rafael Fonteles, parabenizou os gestores. “Parabenizar esse gesto entre o prefeito Paulo César e Toninho de Caridade por fazer uma transição tranquila. Isso mostra o compromisso dessas gestões em fazer a defesa do interesse dos municípios independente da disputa que houve. A APPM está de parabéns. Eu conheço o Toninho da Caridade, é um grande prefeito, um grande gestor, querido pelos seus pares, tanto é que teve uma votação muito expressiva e vejo ele como um grande articulador”.

O evento ainda foi marcado pela filiação de novos prefeitos, que é uma das metas da gestão que se inicia. Seis gestores filiaram-se à entidade, e a mesma, pela primeira vez, ultrapassou a marca dos 200 gestores associados.

Passam a integrar a APPM, os prefeitos José Valdinar (Padre Marcos), Paulo Sérgio (Acauã), Jairo Soares (Campo Largo), João Coelho (Caraúbas), Biraci Damasceno (São Lourenço) e Edilson Edmundo (Vila Nova).

Pautas e visão de trabalho

O presidente Toninho e o 2º vice-presidente, Admaelton Bezerra, em entrevista, ainda falaram sobre as pautas que a nova gestão visa defender e metas a serem alcançadas para fortalecer a entidade.

Publicidade

Toninho destacou as principais pautas em defesa do municipalismo.”A expectativa é de muito trabalho, são várias as pautas municipalistas em questão. Uma das principais, que é nacional, e tem que se adequar a todos os municípios, é a questão do pacto federativo. Também defendemos o reajuste dos programas de saúde e educação, que estão desafasados há mais de 20 anos. São ações que a gente espera ter uma sensibilidade da parte do Governo Federal para que a gente possa avançar. Os municípios já recebem poucos recursos, e deixando de investir para complementar programas do governo, isso causa um deficit nas contas públicas municipais. É isso que a gente defende de início, que seja feita essa reavaliação e o pacto federativo, que é muito importante para os estados e municípios que a divisão do bolo tributário seja feita com mais justiça, para que os municípios não recebam só atribuições, mas também os recursos”.

Ele também disse que conta com a parceria do Poder Executivo Estadual. “O Governo do Estado e os municípios são parceiros de longas datas e esse alinhamento vai servir para que a gente possa dar mais celeridade às ações municipalistas, e com certeza teremos um bom entendimento. A gente conhece a gestão que está entrando, a forma de tratar, com comprometimento, e também sabemos que são municipalistas como a gente e isso com certeza vai ser de grande importância e valor para os municípios piauienses”.

O 2º vice-presidente, Admaelton Bezerra, prefeito de São José do Piauí, disse que o intuito é unir forças em prol do fortalecimento do municipalismo. “A expectativa é muito grande. Sei que é um desafio enorme que o Toninho vai ter e toda nossa diretoria, mas a gente está aqui para ajudar ele no que for preciso e poder fazer o municipalismo mais forte e atuante. Eu era candidato a presidência, abri mão por confiar no Toninho e saber que ele vai fazer uma boa administração, uma APPM para todos. Fizemos um trabalho excelente, andamos quase todo o Piauí e hoje estamos aqui concretizando o resultado”.

O gestor também destacou que uma das metas é trazer novas filiações para a associação. “Vamos visitar todos os municípios, principalmente aqueles que não são filiados, para tentar trazer para a APPM, mostrar a estrutura da associação, o que ela está fazendo de melhor para o municipalismo, para tentar trazer esses colegas prefeitos que ainda não está associados e fortalecer nossa associação” concluiu.

Além dos já citados, também prestigiaram o evento a senadora Jussara Lima, deputados Franzé Silva, presidente da Alepi, Júlio César, Georgiano Neto, Gil Carlos, Simone Pereira, Francisco Limma, Fábio Abreu, secretário Marcelo Nolleto (Governo), Paulo César (Francinópolis) e Jonas Moura (Agua Branca) ex presidentes da APPM, prefeitos Ogilvan Oliveira, Neném de Edite (Jaicós), Joaquim Neto (Patos), Ademar Carvalho (Belém), Filipe Gonçalves (Caldeirão), Gederlânio Rodrigues (Jacobina), Adeílson Carvalho, Novim (Francisco Macedo), Dr.Carlim (Vera Mendes), Guilherme Maia (Wall Ferraz), Barroso Neto (Santa Cruz), Naerton Moura (Sussuapara), , Tairo Mesquita (Santo Inácio), Manoel Portela (Aroazes), Admaelton Bezerra (São José do Piauí), Jovenícia Alves de Oliveira, a Jovê, chefe de gabinete da APPM, Luciano Carvalho.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS