Connect with us

POLÍTICA

Tribunal Regional Eleitoral instala Disque Eleições 2014

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí instalou na manhã desta terça-feira (01) o Disque Eleições, que terá a finalidade de colher e encaminhar aos órgãos competentes denúncias eleitorais referentes ao pleito deste ano de 2014. As denúncias poderão ser realizadas, através do número 0880 007 9797, que funcionará de segunda a sexta, nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 19h.

sociedade  e segmentos políticos, poderão obter informações sobre locais de votação, mudança de título, justificativa do voto, registro de candidatura, propaganda eleitoral, prestação de contas de candidatos, prazo de desincompatibilização, dentre outros”, explica.

Imagem: Geísa Chaves/GP1Desembargador Edvaldo Moura(Imagem:Geísa Chaves/GP1)Desembargador Edvaldo Moura

O presidente ressalta que a informação é hoje a palavra chave de toda qualquer instituição que efetivamente tem procurado se aproximar da população que serve. “O Tribunal Regional Eleitoral está fazendo exatamente isso, se aproximando do povo, dos partidos políticos, dos candidatos, na verdade de todos aqueles que desejam realizar eleições limpas”, disse Moura.

O procurador regional eleitoral do Piauí, Kelston Pinheiro Lages, informa que o órgão está preparado para receber todas as denúncias oriundas da sociedade. “O Ministério Público e a Justiça Eleitoral estão atentos e abertos a receber as denúncias e dar os encaminhamentos devidos, pois sabemos que quanto mais se aproxima das eleições mais surgem denúncias. E o que a gente pede da sociedade e partidos políticos é que essas denúncias de fato tenham algum conteúdo mínimo de indícios pra que possa viabilizar uma investigação, pois sabemos que há uma tradicional disputa eleitoral acirrada e ai gera a onda de denuncismo, então a gente pede essa compreensão de todos”, disse.

Imagem: Geísa Chaves/GP1Instalação do Disque Eleições(Imagem:Geísa Chaves/GP1)Instalação do Disque Eleições

O coordenador do Disque Eleições, José Filho Siqueira, explica o propósito do serviço. “A intenção é fazer com que o cidadão se torne o fiscal do processo e isso facilita e democratiza o processo eleitoral. Vale ressaltar que o número 0800 pode ligar de qualquer operadora de, não há nenhuma taxação para qualquer candidato ou eleitor. O serviço começa a funcionar hoje e irá até o dia 10 de outubro ou 30 de outro, caso ocorra segundo turno”.

Imagem: Geísa Chaves/Gp1Coordenador o Disque Eleições (Imagem:Geísa Chaves/Gp1)Coordenador o Disque Eleições

O coordenador revelou ainda dados do Disque Eleições referentes aos pleitos de 2010 e 2012. “Nas últimas eleições nos tivemos aproximadamente 8.800 ligações atendidas. Já na eleição anterior, de 2010, nós tivemos um pouquinho mais foram 9.500 ligações”, revela Siqueira.

Fonte: GP1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS