Connect with us

Sem categoria

Nem dengue, chikungunya ou zika. Ministério ainda investiga virose que se espalha

Publicado

em

Há algumas semanas, uma virose tem se espalhado pela região Nordeste do Brasil. Muito se tem especulado como a origem e a definição dela. Porém, nenhuma delas foi  diagnosticada ainda. Por conta disso, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria em Vigilância em Saúde, emitiu uma nota informativa voltada para os profissionais de saúde sobre as investigações que estão sendo realizadas sobre a síndrome exantemática (viroses) que estão assustando muitos.

Segundo a nota, ainda não é possível afirmar que os casos identificados sejam relacionados exclusivamente a um único agente etiológico, e, portanto, os profissionais devem ficar atentos para os sintomas na hora do diagnóstico sobre dengue, chikungunya e zika.

A investigação dos vírus vem sendo conduzida em colaboração entre Ministério da Saúde, Secretárias de Saúde dos Estados e municípios e outras instituições como o Instituto Evandro Chagas e Fundação Oswaldo Cruz. Em relação ao Zika Vírus, amostras enviadas por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia estão sendo investigadas no Laboratório de Referência Nacional, que é o Evandro Chagas, em Belém do Pará.

Diante da confirmação, o Ministério da Saúde divulgará as ações cabíveis referentes às ações de vigilância apropriadas, incluindo-se aquelas de prevenção e controle da doença no país.

Apenas 18% dos casos de Zika vírus apresentam sinais ou sintomas da doença. A febre pelo Zika vírus é conhecida por apresentar evolução clínica benigna e autolimitada, o que potencialmente o diferencia da dengue.

Publicidade

Os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após três a sete dias da doença, e diferentemente do observado em uma parcela de casos de chikungunya, não se associa a formas crônicas. “O Aedes Aegypti é um dos principais vetores da doença e as medidas de prevenção e controle da doença são as mesmas adotadas para dengue e chikungunya, independente da confirmação ou não do Zika vírus”, afirma Marcelo Adriano Vieira, médico da diretoria de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Paciente com o vírus que vem assustando muitos nordestinos

O médico destaca ainda a importância do reconhecimento dos sintomas para que seja feito um diagnóstico mais preciso sobre o tipo da virose que está acometendo o paciente. “Há uma grande semelhança entre os sintomas da dengue, chikungunya e zika, daí a importância dos profissionais o reconhecerem para que seja feito o diagnóstico preciso e o tratamento eficaz.”, enfatiza.

 

Fonte: PMT

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS