Connect with us

DESTAQUES

Palestra com Isaque Folha abre III Jornada Pedagógica em  Padre Marcos

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, por meio da Secretaria de Educação, está realizando, a III Jornada Pedagógica de Padre Marcos, gestão 2017\2020. O evento tem como tema “Um novo tempo e um novo olhar para as diferentes  formas de aprender e ensinar”.

A  jornada pedagógica teve início nesta terça-feira, 12,  e segue até o dia 15, com uma vasta programação, que tem como objetivo desenvolver o profissional da educação  através de diversos exercícios e troca de experiencias, além de refletir sobre suas habilidades metodológicas, tendo em vista,  que cada um representa uma parte do sucesso da rede municipal de ensino.

O evento,  que acontece na escola Margarida de Jesus (Tia Guida),   foi aberto com a entoação do hino do município e uma apresentação cultural.

Destaque  para a palestra  ministrada pelo conceituado  pedagogo, músico, escritor  e conferencista, Isaque Folha,  que abordou o tema “Vencendo os desafios da rotina”.

 Segundo o conferencista, a palestra tem como  foco  as relações socioemocionais, dentro as habilidades e competências da BNCC. “Trabalhamos hoje,   sobre a BNCC, que tem muitos objetivos, e dentre eles, as questões socioemocionais, na qual, não  pode existir uma educação onde reine somente  os números e o Ideb, é preciso que a educação gere caráter e um nova forma de pensar,  que se preocupe mais com o outro e consigo mesmo, então foi  sobre isso a nossa conversa aqui e espero que tenha surgido efeito porque o ensino  começa de dentro para fora”, disse Isaque Folha.

Publicidade

Durante sua palestra, Isaque  explanou sobre a forma como os valores estão sendo transmitidos às crianças e apresentou  a música como um importante recurso didático, onde   interagiu com o público presente, através de  brincadeiras, coreografias  e dinâmicas.

O secretário de Educação, Eraldo Gomes, inicialmente destacou o apoio do prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, que segundo ele,   tem um olhar cuidadoso com a educação. Ele, também, comentou que a jornada terá uma vasta programação, em que  muito tem a  acrescentar  no trabalho dos docentes.

O secretário ainda frisou a importância do evento educacional. “A jornada pedagógica é extremamente importante para preparar os professores,  e não  no sentido de bagagem,  pois sabemos que temos educandos  competentes,  mas em termos de  aprimorar os conhecimentos e motivar os educandos  para enfrentar a sala de aula”, disse.

Por fim, Eraldo ressaltou que o tema da jornada foi proposto, tendo em vista, o momento de transformação que a educação vive devido a BNCC.  “A BNCC traz mudanças e precisamos nos aquedar a elas  para conseguirmos  transmiti-las  para os alunos,  sem perder a essência do aprender e ensinar”, afirmou ele, que agradeceu aos profissionais  pelos resultados positivos alcançados em 2018, fruto do  empenho de todos que fazem a educação de Padre Marcos.

O Prefeito de Padre Marcos,  José Valdinar da Silva,  cumprimentou e agradeceu a todos os presentes,  ressaltou a importância da formação e pontou  que a educação é um  instrumento de transformação e o professor dever ser mais que um profissional que ensina.  “Além de ensinar a didática,  os docentes precisam serem fontes de expiração para nossos estudantes, mostrando que a educação é o meio de transformação social”, frisou.

Publicidade

Além da formação, o gestor do município falou sobre outras medidas que  foram adotadas com vista na melhoria do ensino e aprendizagem, destacando, dentre outros, reformas das escolas e transporte escolar.

A jornada conta com ampla programação, quando serão realizados, a  elaboração de proposta pedagógica,  oficinas  sobre a elaboração do material SAEB-Prova Brasil, palestra e oficina sobre a BNCC  e os referenciais da ação pedagógica, apresentação de índices de educação, palestra com Bombeiro Civil  e uma palestra motivacional   e  Treinamento  Coach Integral e Sistêmico.

As aulas estão previstas para iniciar dia 26 de fevereiro. O município  de Padre Marcos tem aproximadamente 1.450 alunos matriculados, que serão distribuídos nas 10 escolas  na rede municipal de ensino, nas modalidades  Educação Infantil, Ensino Fundamental I  e II e EJA, contemplando a zona rural e urbana.

Além do prefeito de Padre Marcos, e do secretário de Educação, Eraldo Gomes,  participaram do evento, a primeira dama Edilene Silva,   os vereadores de Padre Marcos,  Antônio Chiquinho, Williams Macedo, Manoel Francisco (Neli),  Bonifácio Dias e Emanuela Conrado Lima, bem como, professores, coordenadores e diretores.

 

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS