Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretaria de Assistência Social de Vila Nova retoma atividades do grupo de Idosos com Capoterapia; fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão ‘Trabalho e Compromisso’ que tem à frente, o prefeito Edilson Brito – PTB, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, o primeiro encontro do ano, com o grupo de idosos ‘Flor do Sertão’.

O grupo é atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Na primeira reunião mensal, os idosos puderam desfrutar da Capoterapia, uma terapia alternativa que se utiliza do elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva.


A sessão de Capoterapia foi realizada pelo instrutor e professor Denis Costa, junto com dois membros da equipe Jaine Moura e Anderson Silva, acompanhados de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os idosos presentes, coordenados pelo instrutor criaram um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.

O desenvolvimento da Capoterapia, de acordo com Denis Costa, é realizado há oito anos na região de Picos e é uma metodologia que já existe há 20 anos, desde sua criação, tendo como objetivo principal a qualidade de vida para pessoa idosa agindo dentro dos aspectos físicos, mentais e sociais.

“O nosso objetivo é atender uma faixa etária bastante significativa nos próximos anos porque a população de pessoas idosas terá um crescimento significativo. No entanto, os idosos estão se cuidando mais, visto que envelhecer não é só em termos de idade, mas é envelhecer com qualidade de vida”.

Publicidade

O capoterapeuta fez uma avaliação sobre o desenvolvimento da ação durante a gestão vila-novense e afirmou que foi bastante efetiva e significativa porque tem realmente dado importância às pessoas idosas. “Vila Nova do Piauí está agindo de forma efetiva em relação a promover qualidade de vida para pessoas com mais idade, sempre trabalhando com a população e dentro da sociedade com crianças, adolescentes, adultos e também com a pessoa idosa”, avaliou o capoterapeuta, Denis Costa.

Em sua fala durante o evento, a primeira dama, Ana Carolina que também é secretária de Assistência Social e representou o prefeito no ato, falou sobre o início das atividades destacando a realização dos encontros mensais e ressaltando a disponibilidade da administração para atender a saúde, a assistência social, a educação e as demais ações que envolvem a gestão “Trabalho e compromisso”.

“Iniciamos hoje os nossos encontros de 2019. Com o objetivo de proporcionar aos idosos o distanciamento do isolamento social, a valorização da autoestima, realizamos uma grande ação de Capoterapia. Este ano vamos fazer acontecer mais com o forró dos idosos e o encontro mensal porque a idade requer muitos cuidados e o sentido da vida e nos encontrarmos”, ressaltou a primeira-dama Ana Carolina.

A assistente social, Alexsandra Macedo, falou sobre o que é ser idoso. “Envelhecer é uma benção. Já que somos um país que temos uma população relativamente idosa, onde morrem muitos jovens. Por isto é momento de celebrar a vida, de vive – la com amor e estas ações do SCFV é essencial neste processo”, disse.

Idosos avaliam encontro

Publicidade

Seu Zé Manoel, 81 anos, participante do encontro dos idosos que ocorre mensalmente fez avaliação do evento.“É muito gostoso. É bom demais e me sinto muito agradecido a Deus e quero dizer que gosto muito desses encontros”.

Dona Antônia Maria de Moura, 77 anos, também participou do encontro dos idosos e disse que é uma forma de melhorar a qualidade de vida. “São ótimos esses encontros. Eu me sinto mais leve e muito melhor”, disse a idosa.

Presenças

Além dos já citados, também esteve presente no encontro, a assistente social, Cleide Leal, a coordenadora do CRAS, Jenicleide Sousa, a coordenadora do SCFV, Janaina Cardoso, a técnica Elissandra de Jesus, a funcionaria Maurina, o motorista Demétrio, o vereador Flávio Sousa – PSB e dezenas de idosos.

Ao final foi servido um café da manhã recheado para todos os presentes.

Publicidade

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS