Connect with us

DESTAQUES

ALEGRETE | Semana universitária do ASA orienta estudantes do ensino médio na escolha de profissão

Publicado

em

A Escola Antônia de Sousa Alencar, da rede estadual de ensino de Alegrete do Piauí, realiza desde o mês de maio, um rico projeto intitulado de “Semana Universitária”. Uma palestra motivacional que aconteceu no Espaço Cultural, na tarde desta sexta-feira, 18, marcou a culminância do projeto.

O projeto tem como objetivo orientar os alunos do 3º ano do ensino médio e da VII Etapa EJA, a conhecerem as instituições onde poderão estudar no ensino superior, decidir de forma consciente que profissão escolherão, esclarecendo dúvidas e fornecendo subsídios de como funcionam os cursos de graduação de uma universidade e sobre a diversidade profissional, estimulando o interesse pela continuidade dos estudos.

Segundo a diretora da Escola, Maria do Socorro, diversas atividades marcaram o desenvolvimento do projeto, que é parte das ações do programa Ensino Médio Inovador – PROEMI.

“A jornada de atividades incluiu uma orientação vocacional com a psicóloga Rayane Coelho e após isso, profissionais das áreas de Direito, Medicina, Administração, PRF, Nutrição, Educação Física, Professor, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem fizeram uma apresentação com os detalhes das áreas de conhecimento de cada profissional”, disse Corrinha acrescentando que os profissionais foram escolhidos pelos próprios alunos durante a orientação vocacional.

Corrinha agradeceu ainda o empenho de todos na realização e execução do projeto. “Mais um projeto foi desenvolvido com êxito pela nossa escola, promovendo a formação integral dos estudantes e fortalecendo o protagonismo juvenil com a oferta de atividades que promovem a educação científica e humanística, o aprimoramento da relação teoria e prática, e assim orientam eles a escolherem suas profissões. Muito obrigado a todos comprometidos e envolvidos no projeto”, pontuou Corrinha.

O projeto foi coordenado pelas professoras Alcenir Luz e Jucileide Ramos e envolveu todo o corpo docente e administrativo da escola. Além das orientações vocacionais, os alunos visitaram a Universidade Federal do Piauí- Campo de Picos e a Universidade Estadual do Piauí-Campo de Picos.

Publicidade

Palestra com Mury Campos

O ponto alto do projeto que foi um sucesso, foi a palestra motivacional com o renomado profissional Mury Campos. Mury é professor e consultor empresarial e tem experiência nas áreas de Comunicação, Administração e Produção.

Ele esteve conversando com os alunos sobre a escolha da profissão, a importância de estudar, quem pode vencer na vida e teve como enfoque a autoestima, motivação pessoal para o trabalho e estudos e redimensionamento da visão diante das dificuldades. A metodologia de apresentação utilizou músicas populares, piadas, relatos pessoais para compor uma espécie de palestra Show.

Na abertura da palestra houve uma apresentação do grupo Ale Dance, da Secretária Municipal de Cultura que tem como secretário Iago Sousa, que esteve presente no evento.

Um grande número de pessoas prestigiou a culminância, dentre professores e alunos. Autoridades do município estiveram presentes, como a supervisora de ensino da rede estadual Virginia Célia, que falou da importância do projeto.

Publicidade

“Ter dúvidas sobre que profissão escolher faz parte da vida dos adolescentes nesta fase dos estudos. Com a proximidade do vestibular e a conclusão do ensino médio, a ansiedade aumenta e, junto com ela, a preocupação de fazer uma escolha certa e que esteja de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Discutir estes temas foi o objetivo do projeto”.

Veja mais fotos da palestra:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS