Connect with us

DESTAQUES

Alunos denunciam falta de pagamento de tutores e paralisação de aulas da UAPI; reitor da Uespi fala sobre o caso

Publicado

em

Acadêmicos da Universidade Aberta do Piauí – UAPI, através do Núcleo de Ensino à Distância (NEAD) da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, em diversos polos distribuídos em todo Estado, estão reivindicando por melhorias. Os docentes estão com pagamentos atrasados há quase quatro meses.

Em diversas cidades do Piauí, alunos, professores, coordenadores e tutores dos polos de ensino à distância, através de vídeos, lamentam a situação da educação na instituição estadual. São vários vídeos que circulam pela mídias sociais com relatos e protestos pela regularização salarial e também melhorias de infraestrutura. Os docentes são bolsistas remunerados com renda de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) pagos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI.

Iracilda Braga é tutora do polo de ensino do município de Curral Novo do Piauí. Em seu relato sobre a situação da Universidade Aberta do Piauí – UAPI/EAD/UESPI, destaca que estão se mobilizando em prol do ensino superior gratuito com alcance no interior do Piauí possibilitando inclusão de diversos alunos.

“O Governo do Estado não tem dado atenção necessária para esse programa de excelência. Nesse momento a UAPI está com suas atividades paralisadas de três bolsas do programa que são destinadas a professores, coordenadores e tutores. Estamos nos mobilizando para o pagamento dessas bolsas, e, fechando o mês de outubro, somará quatro bolsas em atraso que inviabiliza o trabalho de todos e o sucesso desse programa especial de inclusão educacional de muitos alunos em todo Estado do Piauí. Essa é a nossa luta”, reivindica a tutora do polo UAPI de Curral Novo do Piauí.

Veja abaixo vídeo da tutora de Curral Novo do Piauí

Publicidade

Também de Curral Novo, discente de Administração da UAPI – EAD, aluna Railane, relata que além dela, os alunos do polo da referida cidade estão lutando em prol da educação de qualidade. “Estamos lutando em prol da educação de qualidade. Estamos lutando em prol do pagamento atrasado de nossos professores, tutores e coordenadores. Não é justo perdemos tanto tempo de curso pela falta de pagamento do governo”, desabafa.

Veja a aluna Railane reivindicando melhorias para UAPI de Curral Novo do Piauí

No início do ano, de acordo com Railane, os graduandos foram prejudicados em três meses pelo mesmo motivo. “Esperamos uma resposta assim como esperamos que essa situação seja regularizada o mais rápido possível. Estamos todos apreensivos, preocupados e aguardando uma resposta. Nossa situação de ensino não é boa e um curso gratuito está paralisado porque o Governo não está pagando. Cobramos uma resposta do governador porque temos direito a uma educação de qualidade”, protestou.

Afetados com o problema de atraso de pagamentos de professores, tutores e coordenadores, acadêmicos do curso de Administração de Belém do Piauí protestam e pedem providências. Há casos, conforme relatado no vídeo, que não se sabe quando haverá retorno para aulas e nem datas de provas. “Os tutores de cada polo não estão recebendo seus salários que o governador no início do curso prometeu, assim como todos os benefícios e apoio aos estudantes. Para nós é uma situação crítica e chata porque muitos alunos vêm de longe para estudar e, apesar do atraso em cada bloco, chega a notícia que vai encerrar por tempo indeterminado o curso de todos”, apelam alunos belenenses.

Confira no vídeo as reivindicações dos acadêmicos de Belém do Piauí

Publicidade

Da cidade de Jerumenha, Pablo Henrique, Ricardo Oliveira e a coordenadora Gilda, juntamente com demais acadêmicos do curso de Administração, entre alunos, representantes e coordenadores, manifestaram por vídeo a indignação sobre dificuldades relacionadas as pendências, como falta de pagamento dos coordenadores e tutores, além de falta de transporte.

“Está sendo criado um grupo de representantes dos polos para tentar buscar soluções em relação a pagamentos dos tutores, coordenação e professores. A ideia está sendo dialogada com todos os alunos dos polos. Vamos lutar e buscar enriquecer ainda mais nosso grupo”, afirmam os representantes do pólo de Jerumenha.

Veja vídeo de alunos e docentes de Jerumenha

Alunos do curso de Administração – UEAD, do município de Assunção do Piauí, expõem cartazes com lema #Educação não é gasto é investimento#, e, #Exigimos respeito#. Em vídeo, lamentam declarando indignação sobre a situação de descaso.

“Sofremos com o transtorno que o descompromisso do Governo está causando na vida de cada um e o nosso sonho de concluirmos o curso superior está atrasado. Nossos tutores estão sem receber aquilo que é de direito. Governo do Estado do Piauí resolva nossa situação, pois sofremos quando passamos no teste seletivo para conseguir as vagas e temos direito de cursá-lo, afinal, através dos nossos impostos nós pagamos o curso e só queremos repasse para quem é de direito”, revindicam os alunos de Assunção do Piauí.

Publicidade

Veja vídeo da acadêmicos de Assunção do Piauí

Juntos na luta por melhorias, o polo do município de Bom Princípio do Piauí faz apelo à Secretaria de Estado da Educação para a atualização dos salários dos coordenadores, tutores e professores. “Quando iniciamos esse sonho esperávamos que o governo desse esse suporte e estamos vendo esse sonho se acabar porque o curso infelizmente está sem tutores e coordenadores que estão em greve. Reivindicamos junto ao governo para que ele possa regularizar as bolsas”, lamentou o aluno João.

Veja vídeo de acadêmicos de Bom Princípio do Piauí

De acordo com acadêmicos de Bom Princípio, em todo Estado existem 120 polos com aproximadamente quarenta alunos em cada.  O curso de Administração do polo de Alagoinha do Piauí também está na luta por melhorias. Em vídeo, eles solicitam a regularização de salários dos professores, coordenadores e tutores para que possam continuar cursando.

“Em decorrência do atraso de pagamento de tutores, professores e coordenadores também sofremos com alterações no cronograma e na plataforma. Estarmos hoje em sala de aula é um ato de lutar por nossos direitos, cobrando providências urgentes. Vamos todos lutar por nossos direitos em busca de uma solução contra o descaso da nossa educação. Portanto, queremos o direito de lutar”, apelam.

Publicidade

Colônia do Gurgueia é outro polo que adere à luta contra o descaso na Educação à Distância. “Pedimos respeito e queremos terminar o curso com qualidade de ensino. Queremos que providências sejam tomadas para que este curso não pare. Já se foram dois anos e ainda estamos no terceiro período”, lamentam.

Assista o vídeo dos acadêmicos de Colônia do Gurgueia

Estudantes do polo de ensino da cidade de Batalha do Piauí, reunidos, através de vídeo solicitam soluções para o problema. “Estamos todos juntos lutando pela melhoria do nosso curso. Em primeiro lugar, é necessário pagar professores, coordenadores e tutores e melhorias das estruturas da UAPI. Pedimos ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação que pense um pouco mais em nós. Cada um teve dificuldade para chegar aqui”, relataram alunos de Batalha.

Veja abaixo alunos de Batalha solicitando melhorias

Os discentes do curso de Administração da UAPI da cidade de Madeiro no Piauí, reivindicam e afirmam que há três meses os profissionais docentes não recebem os salários. “Estamos reivindicando os direitos de professores, tutores e coordenadores em busca de uma resposta do governador Wellington Dias. Isso prejudica nós alunos e aos professores. Eles necessitam de dinheiro para suas necessidades diárias. Ninguém trabalha de graça e queremos uma resposta do governador Wellington Dias. Isso está atrapalhando nosso sonho que temos lutado tanto. Governador se pronuncie!.” clamam alunos de Madeiro do Piauí.

Publicidade

Assista relatos de alunos de Madeiro do Piauí


Reitoria da Universidade Estadual do Piauí se pronuncia sobre o caso

A reportagem do Cidades Na Net, ouviu o reitor em exercício da Universidade Estadual do Piauí, professor Evandro Alberto. O reitor disse que foi realizada uma reunião na manhã desta terça-feira (29), na Uespi, em Teresina, com o Comitê Gestor da UAPI, formado por membros da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí – SEFAZ  – PI, UESPI, FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Piaui) e SEDUC – PI (Secretaria de Estado da Educação do Piauí).

Na reunião, de acordo com Evandro Alberto, foi discutido sobre encaminhamentos do problema que passa os polos do Ensino à Distância do Piauí, referentes à atrasos de bolsas onde o representante da Sefaz garantiu que no dia 30, nesta quarta-feira, será efetuado um pagamento. O próximo pagamento será feito no final do mês de novembro e o outro a ser quitado no mês de dezembro.

“Foi realizada uma reunião na manhã de hoje, dia 29, na Uespi, em Teresina, com o Comitê Gestor para discutir os encaminhamentos. Haverá uma nova reunião na próxima semana com o comitê gestor e representantes dos tutores para tratar sobre os encaminhamentos discutidos hoje. A Sefaz e o Estado estão buscando regularizar a situação dos pagamentos”, disse o reitor.

Publicidade

A Universidade Aberta do Piauí – UAPI – foi criada através do decreto n 16.933, de 16 de dezembro de 2016. É um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica. A UAPI atua na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação, todos apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação.

A instituição está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil – UAB e possui autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES para funcionamento dos primeiros 60 polos. A CAPES também fará o controle acadêmico dos alunos matriculados na UAPI.

A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, através do Núcleo de Educação a Distância – NEAD é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da UAPI e atua em parceira com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí-FAPEPI e com a Coordenadoria de Educação por meio de Mediação Tecnológica.

O primeiro vestibular da UAPI ofereceu 3 mil vagas para curso superior de Bacharelado em Administração na modalidade a distância para 60 municípios distribuídos nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. Os recursos para o financiamento da UAPI são provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Serão destinados 26 milhões de reais nos quatro primeiros anos.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS