Connect with us

DESTAQUES

Com salários atrasados, servidores realizam manifestação em frente a Prefeitura de Picos

Publicado

em

Em decorrência de salários atrasados, os servidores lotados nas secretarias de Saúde e Educação de Picos realizaram na manhã desta quinta-feira (25), por volta de 8h00min, uma nova manifestação em frente ao Palácio Coelho Rodrigues, sede do governo municipal. O ato foi marcado pelos discursos de revolta e de dificuldades financeiras que as categorias vêm sofrendo em meio ao retardo das remunerações.

A manifestação que transcorreu de forma pacífica foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERM) de Picos.

Os manifestantes permaneceram acampados no prédio até às 10h00, onde uma das deliberações tratadas foi o agendamento de uma reunião com o prefeito de Picos, José Walmir de Lima (PT) que deverá contar com representação dos servidores  e da diretoria do SINDSERM.

A presidente do SINDSERM de Picos, Edna Moura, destacou que a situação dos atrasos salariais se tornou insustentável. O receio da presidente é que o problema se torne uma “bola de neve” e comprometa os meses seguintes.

“Não tenho uma expectativa positiva de pagamento. Talvez até o final do mês esses servidores possam estar recebendo seus vencimentos. Procurei o procurador do município para que a gente consiga uma reunião com o prefeito, essa semana ainda. Precisamos saber o que vai ser feito, a nossa esperança é que o gestor intervenha nesta situação que já chegou ao limite. E como vai ficar janeiro? Nem dezembro os servidores receberam ainda”, afirmou Edna Moura.

Publicidade

O assessor jurídico do SINDSERM de Picos, Geovane Madeira, comentou a nova determinação do Tribunal Regional do Trabalho divulgada nesta quinta-feira (25) em parcelar em quatro vezes o débito salarial do Executivo junto aos servidores da Saúde e Educação. Na sua ótica, os transtornos psicológicos só tendem a aumentar com o parcelamento.

“Agora pela manhã fomos surpreendidos com uma nova decisão judicial. Ao invés do bloqueio imediato dos dois milhões e quatrocentos mil, o Tribunal Regional do Trabalho determinou que a prefeitura pagasse o débito, o montante total em quatro parcelas, sendo a primeira parcela agora no quinto dia útil junto com o pagamento do mês. Eu não creio que a Prefeitura vá cumprir essa nova determinação porque a gente vê a má vontade em pagar os servidores. Negociamos e eles vão por trás desfazendo tudo”, disse o assessor jurídico.

Geovane Madeira esclareceu ainda que a Prefeitura de Picos não cumprindo a determinação, a Justiça multará em R$ 25 mil o gestor José Walmir de Lima (PT), bem como que ocupa o cargo da Secretaria de Saúde.

O procurador jurídico da Prefeitura de Picos, Maycon Luz, disse que a gestão aguarda as determinações judiciais para proceder o pagamento dos servidores.

“O município apresentou para a juiz o saldo das contas. No momento, a conta que tem saldo para pagar os servidores da Saúde é uma conta de um programa MAC, onde temos R$ 6 milhões. É uma conta vinculada e por isso pedimos autorização da Justiça para pagar”, afirmou o procurador do município.

Publicidade

Pendência salarial

Os servidores do quadro efetivo da Saúde estão em greve desde o dia 14 de janeiro, trabalhando em regime de escala, para que os serviços ofertados à população não parem por completo.

No tocante aos trabalhadores da Educação o atraso inclui as categorias: vigias, zeladores, merendeiras, auxiliares administrativos. Após semanas em atraso, os professores receberam a remuneração que estava pendente na última segunda-feira (22).

Caso os servidores da Educação não recebam o pagamento em atraso existe a possibilidade real que no início do ano letivo, os mesmos cruzem os braços e deixem de executar suas funções.

Fonte e fotos: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS