FRONTEIRAS | Comunidade Alecrim recebe ônibus lilás com ações de combate à violência contra a mulher
Publicado por: Iago Sousa | Data: 16/09/17

FRONTEIRAS | Comunidade Alecrim recebe ônibus lilás com ações de combate à violência contra a mulher

A pequena comunidade do Alecrim, situada a cerca de 36 km da sede do município de Fronteiras, recebeu importantes ações no enfrentamento à violência contra a mulher, durante toda a manhã desta sexta-feira (16).

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Fronteiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

Considerado de grande importância para as mulheres, as ações aconteceram na Escola José Ribeiro Bezerra. A pequena comunidade de Alecrim que abriga cerca de 50 famílias recebeu o Ônibus Lilás – unidade móvel que traz informações sobre os direitos das mulheres e presta serviços para a comunidade.

Entre as atividades desenvolvidas – uma palestra debateu o direito feminino e a violência doméstica. O município disponibilizou uma psicóloga e uma assistente social, o que permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente o acesso das mulheres em situação de violência a esses serviços. Também houve testes de glicemia, testes preventivos, momentos de beleza – com cabelos e maquiagem – um lanche, além sorteio e distribuição de brindes.

O evento reuniu representantes e líderes de diversas entidades. Entre outros estiveram presentes a prefeita municipal Maria José Ayres de Sousa; a secretaria de Educação, Veronica Maria Pereira Ribeiro; a secretaria de Assistência Social, Bruna Bezerra; a representante do STTR, Maria Dulce Alves; representante do Conselho Tutelar, Stallone Luz; Coordenadora do CRAS, Janaina Silva; coordenadoras da Educação do Campo, Ana Lucia e Dores Lene; Supervisora de Ensino, Hidelgardia Gomes; e os professores do Alecrim Valdivia Ribeiro, José Valdinar Ribeiro e Rita Veloso; a Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Haldaci Regina; a Representante da Secretaria de Cultura do Estado, a atriz Tercia Maria e Representante do Centro Estadual de Referência da Mulher Vitima de Violência, Edna Chaves Alencar.

Em sua fala na abertura, a Coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Haldaci Regina, destacou os objetivos da vinda do ônibus Lilás.

” Esse ônibus Lilás é uma conquista das mulheres que lutaram nas Marcha das Margaridas, ele veio a comunidade prestar serviços sociais, as mulheres. Levar informação às comunidades rurais, onde têm acontecido vários casos de violência contra a mulher no estado do Piauí. E aqui salientamos o apoio da gestão na pessoa da prefeita Maria José, que só pelo fato de ser mulher nos inspira nessa luta”.

A secretária de Assistência Social, Bruna Bezerra, também falou da importância da ação para garantir o direto às mulheres.

“Nós fomos procurados pela Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para Mulher, para realizarmos esse evento em uma comunidade da nossa cidade; nós escolhemos o Alecrim, comunidade de difícil acesso porque o que mais falta para nossas mulheres são informações, elas sofrem vários tipos de violência e não denunciam por falta de informação. Por esse motivo, o evento ocorreu no campo, local onde se tem menos informação em relação a cidade. O nosso objetivo é proporcionar informação, melhoria e atendimento de outras áreas que nos acompanham hoje aqui, como: técnica de enfermagem, assistente social, psicólogo, assim está reafirmando o comprometimento do município com as garantias de direitos e promoção da cidadania”.

A secretaria pontuou ainda que durante esses sete meses a assistência Social está formando os grupos de idosos, crianças, adolescentes e citou que na comunidade Alecrim será criado o grupo de idosos. Bruna ainda falou das principais ações realizadas. “Em todas as escolas da sede do município foi realizada a campanha do dia 18 de maio; ainda trabalhamos o 12 junho, dia do Trabalho Infantil, onde a secretaria realizou ações nas escolas do campo, realizamos uma blitz educativa na cidade. Implantamos o Projeto de Higiene e Saúde, No CRAS, com a distribuição do kit de higiene bucal, durante este período contamos com o dia do salão de beleza, onde as crianças arrumaram os cabelos, limparam as unhas, entre outras ações”, finalizou.

Em entrevista a Professora Valdivia Ribeiro de Sousa avaliou a ação na comunidade Alecrim.“É um momento de conscientização para todas as mulheres, para que elas não se deixem ser maltratadas pelos maridos ou qualquer pessoa, e que isso não fique impune. No momento também está sendo prestado serviço de saúde a toda comunidade. Parabenizo a gestão municipal da Senhora Maria José que tem assistido a nossa comunidade, a gente ver o trabalho que ela está realizando neste primeiros sete meses de gestão”, afirmou.

REUNIÃO COM OS SETORES

À tarde a mesma equipe de Teresina, se reuniu com todos os funcionários da administração municipal, para fortalecer o debate sobre os direitos das mulheres.

O momento contou com a presença de dezenas de servidores, do vereador Nego Adeilson e aconteceu no Auditório dona Quinô na sede.

A prefeita participou mais uma vez e anunciou a criação de um órgão para a garantia de direitos das mulheres.  “O Ônibus Lilás trouxe serviços e informações para mulheres do Alecrim. Debatemos o fortalecimento dos direitos e vamos continuar a luta por todas mulheres aguerridas”, disse a gestora municipal.

Veja mais fotos:


















sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Massapê do Piauí 0 Comments

Prefeito de Massapê do Piauí participa de grande evento municipalista em Brasília

O prefeito do município de Massapê do Piauí, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho (PP), como é popularmente conhecido, está em Brasília capital federal, onde participa, acompanhado da primeira

Prefeitura de Fronteiras lança edital de teste seletivo para professor temporário

Prefeitura Municipal de Fronteiras através da Secretaria Municipal de Educação lançou na manhã desta terça-feira, 10, Edital para processo de seleção simplificado para a contratação de professores temporários. As inscrições

DESTAQUES 0 Comments

Uso do farol baixo passa a ser obrigatório durante o dia

O presidente em exercício Michel Temer sancionou a lei que torna obrigatório rodar em estradas com os farol baixo aceso mesmo durante o dia. A mudança no Código Brasileiro de