Connect with us

DESTAQUES

‘I Movimento Municipalista’ reúne cerca de 30 prefeitos em Picos

Publicado

em

Cerca de 30 prefeitos de municípios da região centro-sul do Piauí participaram nesta sexta-feira (4), no Centro de Treinamento Diocesano, em Picos, de um evento que visa promover a união e o fortalecimento do Movimento Municipalista como estratégia de enfrentamento à crise política e econômica e de busca por melhorias para os municípios.

O evento teve como tema “Pauta Municipalista: União e Fortalecimento”, e contou com palestras que abordaram temas importantes para os municípios, como previdência, ampliação de receita, modelo de gestão, consórcios intermunicipais, incremento na arrecadação municipal, dentre outros. As palestras foram ministradas pelo presidente da Escola dos Municípios, Marcos Patrício, pelo ex-senador Freitas Neto e pelo o consultor de Previdência, Sérgio Aureliano, da Confederação Nacional dos Municípios.

O evento foi organizado pela Attiva Planejamento, Consultoria e Assessoria, com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e dos idealizadores da reativação da Associação dos Municípios da Microrregião de Picos (AMPICOS).

O evento contou com a presença do deputado federal Júlio César (PSD), que é presidente da Frente Municipalista, e fez uma avaliação positiva. “É uma iniciativa importante, uma oportunidade dos prefeitos se integrarem com as causas nacionais que são municipalistas. Os municípios vem passando por um momento difícil, provocado pela redução de receitas e o aumento de despesas, e esse desencontro tem criado muita dificuldade para todos os prefeitos e prefeitas do Brasil. Sou um deputado que fui prefeito e o que faço é defender permanentemente os municípios do Brasil”, disse, elencando vários projetos de sua autoria que beneficiaram os municípios, a partir do policiamento permanentemente da arrecadação da receita da união e o seu compartilhamento com os municípios.

O prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva (Toninho), que é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim, defende a união dos municípios, através de consórcios, como uma estratégia de barateamento da aquisição de bens e serviços. “Estamos buscando soluções para que os municípios possam manter seus compromissos em dia e continuar a crescer mesmo nesse momento difícil, de crise econômica e corte de gastos. E criação das associações regionais é uma dessas estratégias. A AMVI veio para somar e não para subdividir”, disse, agradecendo a presença do deputado federal Júlio César. “É um grande tributarista que luta pelas causas dos municípios. Estamos enfrentando um momento difícil e estamos recorrendo a pessoas que têm conhecimento e que muito poderá contribuir com o nosso evento”, pontuou.

Publicidade

Toninho destacou que os municípios associados a AMVI estão unidos e recebendo assessoria técnica em áreas como a educação. Segundo o presidente da entidade, uma audiência com o ministro da Educação e com o presidente do FNDE está sendo agendada para os próximos dias “Vamos a Brasília em um grupo de prefeitos mostrar como funciona a educação nos nossos municípios e levar as nossas demandas e mostrar que precisamos de muito mais investimentos para termos uma educação de qualidade”, pontuou.

O presidente da APPM, Dr. Gil Carlos, prefeito de São João do Piauí, reforçou a importância da criação das associações regionais. Segundo ele, a perspectiva é ter 12 associações coincidindo com os territórios de desenvolvimento do Piauí. “Isso é importante, porque existem as peculiaridades e as singularidades próprias de cada território, e os gestores e as lideranças desses municípios devem de concentrarem em torno das prioridades regionais. […] Necessitamos dessas alternativas locais, de boas práticas de gestão de modo a otimizar a aplicação dos recursos públicos, consequentemente, melhorando os serviços públicos e promovendo o desenvolvimento econômico. Devemos, sim, nos unir para que assim consigamos superar a crise gerando emprego e renda”, pontuou.

Reativação da AMPICOS
Uma das pautas do evento municipalista foi a reativação da Associação de Municípios da Região de Picos, a AMPICOS. Vários prefeitos defendem a volta da entidade, dentre estes, o experiente prefeito de São Luís do Piauí, Renato Pio, que exerce o seu terceiro mandato como prefeito e que já presidiu a Associação.

“A região de Picos é uma das mais importantes do Estado e também precisa se organizar. Para isso, nós estamos defendendo a reativação da AMPICOS como forma de fortalecer mais a nossa região”, disse. Sobre a eleição, Renato afirmou que seu nome está à disposição. “Estarei sempre à disposição para discutir o que for em prol do desenvolvimento dos municípios. Vamos conversar com os colegas prefeitos e agendar um dia para escolhermos a diretoria”, disse. De acordo com Renato, a AMPICOS deverá ser reativada com a participação de 28 a 30 municípios.

Também participaram do evento o vice-presidente da APPM, Jonas Moura (Água Branca), o vice-presidente da AMVI, Edilson Brito (Vila Nova), Barroso Neto (Santa Cruz), Renato Pio (São Luís do Piauí), GD (Jacobina), Chico Pitu (Marcolândia), Agenilson Dias (Patos), João Vianney (Caldeirão Grande), Wesley Gonçalves (Aroeiras do Itaim), Edvardo Rocha (Sussuapara), Nonato Alencar (Francisco Macedo), Valdinar Silva (Padre Marcos), Neném de Edite (Jaicós), Zé Ulisses (Simões), Chico Carvalho (Massapê), Zé Maria (Ipiranga), Paulo Lopes (Itainópolis), Erivelto Barros (Bocaina), Jorismar Rocha (Alagoinha), Ademar Carvalho (Belém do Piauí), Mércia Abreu (São João da Canabrava), Maria José (Santana do Piauí), Neim (Campinas), o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (PMDB), representando o Pe. Walmir Lima (PT), e ainda, advogados, vice-prefeitos e vereadores.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS