Connect with us

DESTAQUES

Piauí tem 334 candidatos inaptos a concorrer às Eleições

Publicado

em

Somente 4,26% dos pedidos de registro de candidatura no Piauí ainda não foram analisados pela Justiça Eleitoral. Segundo dados do DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral, até às 10h51 desta segunda-feira (12/09) – prazo final para julgamento dos registro – 334 candidatos permaneciam inaptos para o pleito, sendo 218 deles por indeferimento.

Resguardada a proporção, o maior número de indeferimentos são de candidaturas a vereador, com 203 inaptos até o momento. Também seguem indeferidas 7 candidaturas a prefeito, e 8 candidaturas a vice-prefeito. Dos desistentes, 6 pretendiam disputar cargos de chefe do executivo municipal, 6 a vice-chefia, e 103 pleiteavam vagas nas Câmaras de Vereadores.

sitcandidaturasPiaui.png

Outros 115 estão inaptos por apresentarem renúncia, desistindo da disputa. Até então somente um falecimento de candidato havia sido registrado no sistema de candidaturas, a do vereador Antônio Aristides, o Tote, de Esperantina, assassinado a tiros. Contudo, na cidade de Prata do Piauí o candidato a vice-prefeito José Bezerra de Moura, 69 anos, também faleceu, este vítima de infarto.

Dos aptos ao pleito, 9.117 foram deferidos diretamente na zona, 174 indeferidos com recurso, e 81 deferidos com recurso. Dentre os 10.138 cadastrados nos 224 municípios piauiense, somente 432 aguardavam julgamento, até esta manhã.

cargo_.png

Último dia para troca de candidatos
Esta segunda-feira (12/09) é prazo final para chapas que decidirem pela troca de candidatos. A via é opção para partidos e grupos políticos que tiveram candidatos indeferidos pelo juízo eleitoral, e não querem concorrer sub judice, sob pena de anulação de votos em caso de indeferimento definitivo em corte superior.

Publicidade

A partir de então, trocas só serão admitidas em caso de falecimento de candidato.

180Graus

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS