Prefeitura realiza arrastão de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Padre Marcos
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 31/03/17
Comments 0

Prefeitura realiza arrastão de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Padre Marcos

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos, em parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, realizou na manhã desta sexta-feira, 31, um arrastão de combate aos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika vírus, chikunguya.

A campanha de mobilização foi denominada “Padre Marcos contra o aedes” e  reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, secretários, funcionários de Saúde, Educação,  Assistência Social, alunos das escolas municipais, entre outros.

A mobilização teve início na Prefeitura, onde os colaboradores da campanha foram recepcionados com um café da manhã. Em seguida, foram divididos grupos de inspeção, que visitaram ruas, bairros, avenidas e praças da cidades, eliminando locais que servem de criadouro para o mosquito.

A coordenadora da campanha de mobilização, a enfermeira Milena Leal, repassou  uma mensagem do prefeito Valdinar Silva, que não pôde estar presente. “Prezados padremarcoeses, o ano iniciou com um grande desafio para todos nós. A dengue, zica, chikunguya, são doenças que podem deixar graves consequências para nossa saúde e têm trazido grande preocupação para população, exigindo cuidado dos profissionais da saúde e requerido constante atenção das autoridades do município. Nossa mensagem é solicitar sua colaboração e apoio  para que  juntos possamos combater e eliminar todos os focos do aedes aegypti, e assim nossa cidade ficar livre de doenças”.

Durante a ação foram realizadas vistorias em casas, recolhido lixo das ruas e terrenos baldios. Também foram entregues panfletos informativos, além da circulação de um carro de som mobilizando e orientando a população a não jogar lixo na ruas e nem armazenar água de forma indevida.

A secretária de Administração, Thuanny Mikaella, disse que a campanha é preventiva e tem como foco eliminar o risco de doenças causados pelo mosquito. “Nosso intuito é prevenir, para que nosso  município não venha a ter casos de dengue, zika ou chikungunya. É uma campanha de prevenção e promoção a saúde da população de Padre Marcos. Queremos que o município fique imune ao aedes aegypti ”, disse.

Segundo Thuanny, a administração parou os serviços pela manhã e  todos os profissionais foram mobilizados e preparados para que pudessem orientar e levar a mensagem para a população. Para a Secretaria,  a campanha foi positiva.  “A avaliação é muito positiva, nossos colaboradores se empenharam, vestiram a camisa e foram as ruas e conseguimos realmente mobilizar e orientar toda a população, recolhemos um grande número de lixo e identificamos  os locais que mais precisam ser trabalhados. Essa iniciativa  foi do prefeito  Valdinar, que cobrou dos Secretários que desenvolvessem essa ação de prevenção e promoção a saúde do povo de Padre Marcos, e deu certo. Inclusive, os profissionais tem elogiado  muito nosso gestor  pela iniciativa”, concluiu Thuanny.

A Secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias,  também falou sobre ação. “Considero de suma importância essa ação que realizamos, e nós da assistência social, além de participar hoje, promovemos ainda ações educativas para as crianças e os adolescentes do Serviço de Conivência e Fortalecimento de Vínculos, como também, para as famílias beneficiárias do bolsa família, e o resultado, assim como o de hoje, foi bem positivo. Esperamos que mais positivo seja daqui para frente e que não ouçamos falar nessas doenças em nossa cidade”, disse.

Ao término de toda as atividades as equipes retornaram a prefeitura, onde elaboraram um relatório identificando o que foi realizado, e mostrando como está cada área da cidade, para posteriormente ser tomado as medidas cabíveis.

O prefeito Valdinar Silva, desde que assumiu a gestão de Padre Marcos, tem se empenhado e feito um   trabalho diferenciado, no intuito  de combater o mosquito  aedes aegyti. Logo no início da gestão, foi realizado um mutirão de limpeza das ruas e terrenos  Além disso, aumentou o número de agentes de endemias para intensificar as vitorias nas residências, somado à  realização de palestras educativas em todas as escolas,  mobilizando ainda todos  os setores administrativos.

Também participaram da mobilização, o vice-prefeito, Valdo Benedito, a primeira dama , Edilene Silva, os Secretários, de Saúde, Maria Lúcia, de Educação, Heraldo Gomes,  de Assistência Social, Lucicleide Dias,   a vereadora presidente da Câmara, Emanoela Sousa (Maninha), os vereadores, Antônio Chiquinho, Bonifácio Dias, Iranildo Francisco Irmão Adão e Manoel Francisco (Neli), Agentes e Endemias e Agentes de Saúde.

 

Veja mais fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES 0 Comments

TRE-PI inicia geração de mídias e preparação das urnas para as eleições 2016

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou a geração de mídias, cargas e lacres das urnas eletrônicas, nesta quarta-feira (14), para que elas estejam aptas para votação no dia

DESTAQUES

Equipes do UNICEF estão no Piauí e vão apresentar dados sociais de municípios

Representantes dos 182 municípios do Piauí que participam da atual edição do Selo UNICEF estarão reunidos com equipes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros, entre

Belém do Piauí

Solenidade de entrega de títulos de cidadania marca noite de comemorações aos 22 anos de Belém do Piauí

Em seu aniversário de 22 anos de emancipação política, a cidade de Belém do Piauí recebeu ilustres presentes. Oito novos cidadãos, que por seus serviços prestados ao município, foram agraciados