Connect with us

DESTAQUES

Saiba como votaram Regina, Ciro e Elmano; Veja os pronunciamentos

Publicado

em

Dos três parlamentares que formam a bancada piauiense no Senado Federal, dois votaram contra a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O senador Elmano Férrer (PTB) surpreendeu durante a votação-que aprovou com 55 votos- o afastamento da petista por 180 dias. Anteriormente, o piauiense havia declarado que era à favor da instauração do processo, mas na madrugada desta quinta-feira (12), o parlamentar foi um dos 22 senadores que votou contra admissibilidade do processo.

“Minha consciência me levou a isso. Digamos, não havia motivos palpáveis e jurídicos que incriminasse a presidente da República pelo crime de responsabilidade. Foi uma decisão muito pessoal, consciente, independente de qualquer conotação partidária ou pressões de qualquer natureza por autoridades daqui”, disse Férrer, em entrevista ao jornalista Elivaldo Barbosa, que acompanha a votação de Brasília.

osvoto

Regina Sousa

A senadora Regina Sousa (PT) usou o tempo estabelecido na tribuna para justificar o voto. “Foi a política que decidiu que a presidente Dilma não governaria. Tomada a decisão, ou seja, depois de apontar quem seria a criminosa, partiu-se para achar o crime. E não venham apontar que é a economia, porque esse país já passou por várias crises graves e não de depôs governante”, disse a petista.

A senadora também atacou o deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) e o chamou de golpista, um dos mentores da conspiração.

Publicidade

“Não vamos usar a palavra golpe porque seria contra alguns aqui que logo se incomodam e se constrangem, por estar contribuindo para o que um golpista de primeira linhagem chamou de “golpe democrático”, na Câmara, o deputado Heráclito Fortes, um dos mentores da conspiração, palavra que eu usarei daqui para frente. A votação do impeachment na Câmara, resultado dessa conspiração, foi aquele espetáculo dantesco que o Brasil e o mundo se envergonharam. Com raras exceções, o voto não foi pelo país e sim pelos filhos e filhas, parentes e aderentes, certamente, alguns desses se envergonham. Na comissão do Senado também, a pesar de um debate mais qualificado, vimos vários momentos de desdém, beirando o deboche. Alguns repetiam o mesmo discurso, cada vez que se manifestava; outros usavam metáforas risíveis. Pesquisando o passado de alguns, confirma-se o dito popular: macaco não olha pro rabo. Não faz parte do programa dos que estão usurpando o poder, subsidiar programas para os mais pobres. A Lava Jato acaba para alguns; faz parte das negociações e vai continuar assim para tirar o Lula do jogo, pois a elite conservadora do país não se sente capaz de jogar e ganhar no campo aberto, no tempo regulamentar. Nós próximos 180 dias seremos oposição responsável, o que não significa oposição boazinha. Sabemos que nosso voto não será necessário diante de um bloco, aparentemente hegemônico, mas é bom não nos subestimar”, desabafou Regina Sousa.

Ciro Nogueira

Já o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, repetiu a orientação do partido na votação do dia 17 de abril, na Câmara Federal. Da bancada piauiense no Senado, ele foi o único que votou pela admissibilidade do impeachment.

“Essse é um dia que eu não gostaria que existisse e que estivesse acontecendo. O afastamento de presidente da república é traumático em qualquer democracia, mas nós representantes da sociedade, temos que nos resignar aos nossos deveres, principalmente, quando de nós é exigido cumprir a nossa obrigação em suas instituições. Nunca fui um entusiasta desse impeachment. Todos sabem que a minha primeira atitude, logo no início desse processo, foi tentar construir uma solução menos dolorosa possível dentro das circunstâncias. A Casa não faz aquilo que o povo não quer. O povo é soberano”, disse Nogueira.

Durante o discurso, ele ainda fez menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com palavras de gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo petista no Piauí.

Publicidade

“Eu venho de um Estado, o Piauí, e de uma região o Nordeste, ao qual tenho bastante gratidão pelos avanços sociais que mudaram a vida de milhões de piauienses e nordestinos. É doloroso estar aqui presenciando o fim de um ciclo, iniciado pelo presidente Lula e que tanto deixou boas recordações na alma de meu povo, do povo do Estado do Piauí e região. Neste momento tão triste, por questão de honestidade, consciência e coerência, temos que reconhecer que o legado das melhorias políticas-sociais implementadas pelo presidente Lula, significaram na vida dos meus irmãos, do meu querido Estado. Assim, eu com o peso da responsabilidade histórica que hoje temos sobre os nossos ombros,  voto SIM,  pela admissibilidade do impeachment. Meu voto não é contra ninguém, contra nenhum governo. Meu voto é a favor da necessidade urgente que a gente tem de sair do atual impasse. Por isso, voto a favor do fim da crise; à favor do Brasil”, disse Ciro Nogueira.

26360911904_7334fe1dd6_k.jpg

Com a decisão, a presidente Dilma Roussef ficará afastada do mandato por até 180 dias. Com o afastamento da presidenta, o vice Michel Temer assume a Presidência da República.

Assista os pronunciamentos: 

Publicidade

 

Fonte: Cidade  e O Olho

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS