Connect with us

DESTAQUES

Secretaria de Educação de Jaicós abre ano letivo com Encontro Pedagógico

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Jaicós realizou na manhã desta quinta-feira, 02, no Centro de Convivência do idosos-CCI, a abertura do I Encontro Pedagógico em preparação para o ano letivo de 2017.

O evento que segue até esta sexta-feira, 03, tem como tema, “Semeando leitores para uma boa aprendizagem”. O Encontro vai discutir, planejar e encaminhar coletivamente as ações pedagógicas e administrativas tendo em vista a organização das atividades escolares para o início do ano letivo.

Na abertura, a secretária de Educação Sônia Ribeiro, deu as boas-vindas aos professores e disse que o Encontro Pedagógico é apenas o primeiro de muitos que virão pois fará uma gestão pautada no diálogo. “Esse é um grande momento para todos nós que fazemos a educação do nosso município, pois estamos dando ponta pé inicial para o ano letivo, esse momento é de fundamental importância para nós que temos mais que uma profissão, uma missão. Vamos fazer uma educação voltada para o diálogo para que haja companheirismo, e o verdadeiro compromisso do educador, disse.

A gestora explicou sobre a escolha do tema, e pediu a colaboração de todos no desempenho do mesmo. “O tema escolhido é por conta da situação que Jaicós se encontra com índices muito baixo, e a leitura é o passo fundamental para que qualquer indivíduo chegue a algum lugar. Os alunos  estão chegando ao 6º ano sem serem alfabetizados, então é preciso que mudamos urgentemente a nossa metodologia e que nos unamos em prol de um melhor ensino. Estamos com a nota do Ideb muito baixa, portanto é necessário o empenho de todos para que  juntos possamos  oferecer uma educação de qualidade e assim melhorar nossos índices ”, finalizou.

Prefeito Ogilvam Oliveira, o Neném de Edite, saudou a todos e pediu o empenho  de todos  na promoção de  uma educação de  qualidade no município.

Publicidade

“Quero dizer que a educação está em boas mãos, a escolha da secretária foi pensando no avanço de nosso ensino, por isso  peço o empenho de vocês, e que cuidem com carinho de nossos alunos. Acredito na capacidade de todos que  fazem a educação, e peço também vamos  deixar a política de lado, o período eleitoral passou,  vamos  juntos  oferecer  um ensino de qualidade, a educação não anda sozinha, e não tem gestão boa sem a parceria de todos, portanto vamos dar nos dar as mãos para que tenhamos bons resultado, resultado esse que não é para meu, nem para a secretária, e sim para toda a nossa Jaicós”, disse  o gestor que afirmou que não medirá esforços para promover políticas públicas eficazes no ensino aprendizagem.  Neném de Edite, encerrou anunciando que o município receberá nos próximos dias mais ônibus escolar.

Após os pronunciamentos, aconteceu três palestras, ministradas pela professora, Giliane Borges, que abordou  de forma dinâmica o tema, ‘Pedagogia e amor’,  a psicóloga Catarina Leal, discorreu sobre o tema geral do Encontro, e a fonoaudióloga, Rafaely Dantas abordou o tema ‘Saúde Vocal’.

Divididos por turmas, sendo Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II. O evento seguiu a tarde com a apresentação dos projetos pedagógicos e se entende até amanhã, 03, com as oficinas pedagógicas.

Em entrevista ao Portal Cidadenanet.com, a secretária de Educação Sônia Ribeiro falou sobre o Encontro Pedagógico, e sobre suas perceptivas e metas traçadas para Educação em sua gestão.

“O encontro é para que o nosso ano letivo inicie com incentivo, motivação, plantando uma nova semente para que a gente colha no decorrer no ano bons frutos. Nosso foco para este ano  é a trabalhar a leitura, incentivar nossos alunos a ler e tê-lo  como um  hábito para que tenham uma boa aprendizagem, e para isso vamos implementar uma nova sistemática e uma nova metodologia de ensino fazendo com que nossos alunos se tornem leitores realmente, e que  se tornem também autores de sua própria história”.

A secretária relatou sobre as metas.  “Nossas metas é fazer com que nossa educação chegue ao teto de ser vista a nível estadual e federal. Que sejamos vistos com coeficiente alto, ou seja uma boa média em relação a avaliações feitas pelo Ministério da Educação,vamos buscar  conquistar o Selo Unicef,  o título de prefeito empreendedor, e de melhor prefeito destaque em educação,  oferecendo educação de qualidade e valorizando os professores.  E nossa maior meta é tirar Jaicós dos índices baixos aos quais se encontra, e não iremos conseguir nesse primeiro ano, mais vamos implementar políticas públicas novas e a partir disso no decorrer da gestão vamos ter melhorias significativa na nossa educação”, disse.

Publicidade

 Por fim, a gestora informou que as aulas terão início dia 06 de março, quando mais de 3 mil alunos divididos em 18 escolas retornaram para a sala de aula. Segundo informou Sônia, o município tem 130 professores efetivos e serão contratados em torno de mais 50 professores para poder suprir a demanda.

O Encontro Pedagógico preparatório para início do ano letivo contou participação de diversas autoridades, professores, coordenadores, diretores e demais funcionários da Educação.

Veja fotos:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS