Entenda o que acontece se Temer renunciar ou sofrer impeachment
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 18/05/17

Entenda o que acontece se Temer renunciar ou sofrer impeachment

Diante da revelação, pelo jornal “O Globo”, de que o empresário Joesley Batista, dono da JBS, entregou uma gravação ao Ministério Público de uma conversa entre ele e o presidente Michel Temer na qual os dois discutiram a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), parlamentares da oposição passaram a defender a renúncia de Temer ou o impeachment.

Entenda abaixo o que acontecerá se o presidente renunciar ao cargo ou sofrer impeachment no Congresso Nacional. Segundo a colunista do G1 Andréia Sadi, porém, Temer não cogita deixar a Presidência da República.

Pela Constituição, tanto na hipótese de renúncia quanto num eventual cenário de impeachment, deverão ser realizadas novas eleições.

Conforme o Artigo 81, como faltam menos de dois anos para o fim do mandato (que se encerra em dezembro de 2018), a eleição seria feita pelos deputados e senadores, 30 dias depois da vacância no cargo.

Até lá, assume interinamente o presidente da Câmara, posto atualmente ocupado por Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Eleição indireta

Numa eventual eleição indireta, feita pelos parlamentares, deverão ser eleitos o novo presidente e o novo vice-presidente da República.

A sessão seria convocada pelo presidente do Congresso Nacional e do Senado, posto atualmente ocupado por Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Estariam aptos brasileiros natos com mais de 35 anos, filiados a partido político e que não se enquadrem em qualquer das restrições da Lei da Ficha Limpa – como, por exemplo, terem sido condenados por tribunal colegiado.

As votações

No Congresso, seriam realizadas duas votações, uma secreta, somente para o cargo de presidente, e outra, também secreta, exclusiva para o vice.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Católicos madrugam e participam da ‘Caminhada com Maria’ em Jaicós; veja fotos

Ainda era madrugada quando dezenas de católicos se reuniram no Marco dos 200 anos da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, na entrada da cidade de Jaicós, para participar da

Jacobina do Piauí 0 Comments

Criança de dois anos morre engasgada com casca de uva e comove moradores de Jacobina do Piauí

A pequena Mylena Vitória, dois anos de idade, morreu por asfixia após se engasgar com uma uva na cidade de Jacobina do Piauí, a 428 km de Teresina. A menina

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Acusado de chacina no Norte do Piauí é procurado após escapar da prisão pela 2ª vez no ano

Manoel Elenilson Santos Sousa confessou ter matado quatro pessoas em uma chacina na cidade de Madeiro, 245 quilômetros ao Norte de Teresina. Preso em 2015, ele já foi pronunciado para