Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Patos do Piauí cria Fórum Permanente Municipal de Educação

Publicado

em

A prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação,   através do decreto municipal nº 050\ 2017  de 28 de setembro, instituiu o Fórum Municipal de Educação- FME,  que é  de caráter permanente e tem por  finalidade acompanhar monitorar e avaliar as políticas estabelecidas no plano Municipal de Educação-PME 2015\ 2025.

O Fórum é um importante espaço de diálogo, debate e encaminhamento de medidas para a garantia do direito à educação. A instituição do Fórum permitirá a ampliação da participação da comunidade local nas discussões sobre educação e no acompanhamento das ações e proposições de políticas educacionais do município.

O Fórum Municipal de Educação tem como objetivo, coordenar as conferências municipais de educação, acompanhar e execução das metas do Plano Municipal de Educação – PME em consonância com o PNE,  promover a participação nos processos decisórios e na gestão de políticas públicas educacionais e divulgar amplamente as metas alcançadas no PME.

Na última quinta-feira, 26, aconteceu um encontro  para criação do Fórum, onde foi  apresentado, discutido e aprovado  o  Regimento Interno e escolhido  os  membros para compor o FME onde foi ainda realizado a eleição da diretoria do Fórum Municipal Permanente de Educação de Patos.

Durante o encontro foi apresentado as metas e estratégias do PME, e foi apresentado   pela a coordenadora de assistência social ao educando, Fernandes de Carvalho Juscelino, o Fórum, onde ela destacou a importância da instalação do mesmo para a educação no município, e  explanou  ainda sobre os objetivos e as atribuições dos membros,   colocando em destaque a organização das conferências municipais .  Foram expostos ainda os eixos que compõem a base da CONAE 2018.

Publicidade

No encontro, foram eleitos 30 representantes que irão compor o Fórum Municipal Permanente de Educação, que por aclamação, escolheram  como presidente Maria Goretti Texeira Alves. O Fórum é composto por integrantes que representam diversos segmentos da sociedade civil, entre eles professores de todos os níveis, gestores, pais e familiares, sindicatos, associações e entidades locais.

A secretária de Educação, Penha Veloso, explicou que a criação do Fórum tem como intuito melhorar e tornar ainda mais democrática  a política de  educação.  “O Fórum é mais um espaço de participação da sociedade civil organizada, para avaliar e  repensar as políticas públicas para a área educacional do município como um todo, buscando de forma participativa melhorar ainda mais a qualidade da educação”,  disse.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS