Connect with us

GERAL

Greve no HUT completa seis dias e população sofre com falta de cirurgias

Publicado

em

A greve dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está prejudicando a realização de cirurgias. A greve no maior hospital de urgência do estado completa hoje seis dias e os profissionais pedem de volta a gratificação de urgência e produtividade do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o presidente do sindicato dos enfermeiros do estado, Eric Riccely, faltam profissionais no setor de urgência do HUT.

De acordo com o presidente em maio de 2008 cerca de 400 profissionais do setor de emergência do Hospital Getúlio Vargas foram transferidos para o HUT, sob a garantia que além do salário do estado ganharia uma gratificação que deveria ser paga pela Fundação Municipal de Saúde. “O problema é que desde janeiro a Prefeitura deixou de pagar estes incentivos. A falta desses benefícios representa uma perca de 33%, cerca de R$ 400 de um salário que era de R$ 1.100”, informa Eric.

Ainda segundo Eric, com a greve faltam profissionais para a realização de cirurgias eletivas e de urgência. “A maioria dos servidores que vieram do HGV fora lotados no setor de urgência do HUT. Como estão em greve faltam profissionais para realizar os procedimentos. O Hospital está com uma medida paliativa com outras equipes do local tendo que dobar os plantões, mas não está dando conta. No último domingo, o hospital ficou um caos”, disse.

A direção do HUT informou a produção do Programa Bom Dia Piauí que somente na manhã desta quarta-feira (9) poderá falar sobre as medidas que serão tomadas e informou que o pagamento de gratificações não é legal.

 

Publicidade

G1

Facebook

MAIS ACESSADAS