Connect with us

GERAL

Jornada Pedagógica prepara professores para ano letivo em Patos do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria de Educação realizou de  27 de fevereiro a 01 de março, a Jornada Pedagógica, que teve como tema, “Afinando as práticas para concretização de uma Educação de qualidade”.

A Jornada reunir professores, diretores, coordenadores e técnicos da Secretaria de Educação, com o objetivo de proporcionar a formação continuada de profissionais da Educação, visando a reflexão sobre temas do setor e planejamento de ações significativas para a aprendizagem dos alunos durante o ano.

Durante o evento foram realizadas palestras e oficinas, em preparação para o ano letivo,  quando ainda foram planejadas ações para  2018, além  de  promover  reflexões sobre as práticas pedagógicas do professor.

A formação  dos professores foram realizadas em salas divididas conforme a lotação de cada um. No primeiro dia da do evento educacional,  foi trabalhado o Ensino Infantil, quando foram desenvolvidas as metodologias do PNAIC, que foi  orientado pelos professores mediadores,  Maria Eronildes de Sousa,  FranciJackson, Evaldo Pascoal e Fernanda Carvalho. Já o Ensino Fundamental, foi  discutido sobre a pedagogia de projetos, mediado pelo técnico da Secretaria de Educação, Valmir Gabriel.

No segundo dia, foi elaborado o Plano de ação das escolas com a participação de todos os professores e gestores escolares.  E no último dia, foi realizado o planejamento para o mês de março,  finalizando  com a palestra ministrada pelo professor Valmir Gabriel, sobre o  Base Nacional Comum Curricular-BNCC.

Na Jornada ainda foram apresentado aos educadores, a nova Matriz Curricular de todas  as modalidades  de ensino  que serão oferecidas pela Rede Municipal de Ensino  de Patos do Piauí.

Segundo secretária de Educação Penha Veloso, a formação dos professores foi trabalhada de forma diferenciada, quando foram utilizado de  novas metodologias de forma a envolver mais os profissionais da educação.

Publicidade

Ainda de acordo com Penha, outra mudança, na Jornada, é que os coordenadores responsáveis pela formação, acompanharam  todas as atividades  planejadas pelo plano de ação que serão desenvolvidas  pelas escolas  ao logo do ano. “Essa é uma forma da Secretaria de Educação identificar  as necessidades de cada escola  e também, acompanhá-las  ao logo do desenvolvimento das atividades pedagógicas. Com as escolas criando seu próprio plano de ação,  a Secretaria poderá oferecer  um melhor atendimento a cada uma, observado suas prioridades, que sua vez tem características diferentes ”, afirmou a secretária.

Por fim, a gestora fez uma avaliação positiva da Jornada Pedagógica.  “Tivemos uma  semana de trabalho intensa e muito produtiva, de muita integração  e com resultados  bastante satisfatórios, agora é aguardar para colher os frutos”, concluiu.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS