Connect with us

Alagoinha do Piauí

Em Alagoinha, novas conselheiras tutelares são empossadas para o quadriênio 2020/2023; veja fotos

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social realizou na manhã da última sexta-feira, 10 de janeiro, uma solenidade de posse dos novos Conselheiros Tutelares de Alagoinha do Piauí e seus respectivos suplentes, na Câmara de Vereadores.

Foram convidados a compor a mesa de honra: o prefeito: Jorismar Rocha, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angerli Sá, a primeira-dama e secretária de Educação, Anatália Rocha, e a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes.

Após a composição da mesa, foi destacada a presença do secretário de Administração, Flávio Rocha, da professora e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Alagoinha, Valmira Sá, e a da coordenadora do CRAS, Ananias, representando toda a equipe. Seguido da execução do hino nacional.

Na ocasião, foram empossadas as conselheiras titulares: Ana Paula de Sousa Sá, Josicleia Rosilda de Brito, Erisléia Francisca de Brito, Cássia Maria de Brito Sá e Daires Aureni de Sá Costa.

A abertura de posse foi iniciada pela assistente social e atual presidente do CMDCA, Angerli Sá, que em sua fala, ressaltou a importância da cerimônia, as dificuldades que encontrou durante a jornada, sobre os novos objetivos e comunicou a todos que irá se afastar do cargo como presidente.

Publicidade

“Estamos aqui mais uma vez reunidos nesta casa tomando posse. Vocês mais do que eu sabem a importância desse momento e desse acontecimento. De hoje por diante a vida de vocês vai mudar, pois quando estamos à frente de um cargo público, estamos servindo a população. Temos que nos dedicar, lutar e trazer melhorias para o município. Todos vocês sabem das dificuldades, de como é o processo desde a organização da eleição até conseguir voto na urna. Fiquei a frente do CMDCA por 02 anos. Não é fácil! Declaro aberto esse momento! Desejo boa sorte a vocês. O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) é renovado a cada 02 anos. Eu já cumpri a minha missão, e vou me afastar. Esperamos que todos os nossos conselheiros tenha estudado, tenham aprendido muita coisa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Sabem do poder que vocês têm como conselheiros tutelares municipais. Que sejam quatro anos de muito trabalho e ações em conjunto. Muito obrigada!”, pontuou.

Em continuidade a solenidade, o prefeito Jorismar Rocha, em seu pronunciamento falou sobre as exigências e responsabilidades que a profissão de conselheiro exige. Além de parabenizar a todos os empossados e comunicar o total apoio da gestão.

“Quero frisar, como já foi dito aqui, que uma função pública é complexa, onde você se torna público também. Exige-se mais dedicação, mais tempo, e a todo momento, dia ou noite, poderá ser solicitado. Agradeço aos conselheiros que estão saindo hoje, pelo trabalho prestado ao nosso município! Nós sempre tivemos um trabalho em conjunto, entre Conselho Tutelar, Assistência Social e Prefeitura, e que assim permanecerá esta parceria entre órgão tão importantes dentro do município. Peço aos que estão assumindo hoje, que procurem fazer seu trabalho da melhor forma possível. Estamos à disposição para dentro das possibilidades atender o que for necessário. Nosso maior foco pode-se dizer que são os jovens, devido aos envolvimentos com álcool e drogas, sendo envenenados por esse caminho. Que possamos fazer um trabalho em conjunto pensando em estratégias para sanar essa questão. Nossa juventude tem um grande apreço por esportes. Vamos trabalhar ainda mais em cima de projetos incentivadores aos estudos, à cultura, ao esporte, dentre outras”, disse o gestor.

A secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes, em sua fala, destacou: “Aos conselheiros que estão saindo, agradeço todo apoio e tudo que puderam contribuir para o nosso município. Com fé em Deus vocês terão novas chances e novas oportunidades. O nosso conselho tem nome e é referência para outros municípios, e assim deveremos manter. Que Deus nos ajude nesse próximo mandado, onde possamos conseguir ter mais êxito, mais acompanhamento e mais apoio da parte judiciária, nossa maior deficiência hoje, que não ocorre apenas em Alagoinha, infelizmente. Desejo sorte aos novatos eleitos conselheiros, e contem conosco para o trabalho de vocês!”.

Ao término da fala das autoridades, foram apresentados oficialmente os conselheiros suplentes por ordem de classificação: Gabriel Jesuino de Sá, Bruna Josefa de Sá Costa, César de Sousa Rodrigues, Géssica Germina Ramos e Francisco Samuel do Nascimento.

Publicidade

Durante a cerimônia, a conselheira, Erisléia, conduziu a todos os conselheiros eleitos na leitura do juramento de posse e comprometimento com o cargo, seguidos da assinatura do termo.

_Pronunciamento dos novos e ex-conselheiros municipais

A conselheira, Erisléia, em sua fala, destacou: “Me comprometo aqui com a sociedade em geral, fazer cumprir com os direitos e deveres da criança e do adolescente. Pedir a Deus sabedoria e discernimento para que eu possa”. desenvolver um bom trabalho!

A conselheira, Cássia, frisou: “Agradeço a todos os amigos e apoiadores, que depositaram em mim um voto de confiança. Peço a Deus que nos abençoes, a mim e a minhas colegas, para que possamos realizar bons trabalhos!”.

A conselheira, Jocicléia, evidenciou: “Assim como Salomão, Deus disse a ele que poderia pedir algumas coisas, e ele pediu a sabedoria! Poderia ter pedido várias outras coisas como riqueza, prosperidade… mas pediu sabedoria! Assim como ele, eu peço a Deus sabedoria para desenvolver este trabalho da melhor forma possível!”

Publicidade

A conselheira, Ana Paula, ressaltou: “Estou muito feliz por estar aqui neste momento de posse. Agradeço a Deus e a todos que acreditaram em mim, me dando a oportunidade de ser uma das conselheiras do nosso município. Pretendo sim desenvolver um ótimo trabalho, juntamente com a equipe. Estamos juntos! Aproveito para pedir às autoridades, ao prefeito Jorismar, à secretária de assistência Social Maria de Lourdes, e a demais pessoas a nos apoiar, para que dê tudo certo!”.

O ex-conselheiro e atual suplente, Gabriel, disse: “Agradeço a Deus pela realização desse certame. Agradeço pela parceria dos prefeitos e secretários! E a nova equipe do Conselho Tutelar, zelem pelos direitos e deveres das nossas crianças e adolescentes! Excelente trabalho a todos”.

A conselheira, Dayres, parabenizou a presidente do CMDCA pelo compromisso e disponibilidade, falou sobre o sentimento de gratidão que sente ao iniciar este desafio e agradeceu a todos que contribuíram com a sua vitória.

“Primeiramente quero parabenizar a Angerli. Sempre que a procurei, esteve presente para me auxiliar e me apoiar no que fosse necessário. Grata a Lurdinha também. Uma pessoa maravilhosa. Sou muito suspeita para falar dessas pessoas que eu amo e que gosto. O que precisarem de mim, assim como a população geral, estou aqui para servir, para aprender e para trabalhar. Quem me acompanha nas redes sociais vê que eu sou muito grata a Deus, então a palavra aqui é gratidão. Muito obrigado a minha família, amigos e todas as pessoas que me ajudaram a estar aqui hoje.  Peço a Deus muita sabedoria para exercer o meu cargo com muita eficácia. Daqui a quatro anos quero deixar meu legado, poder bater no peito e dizer: fiz o meu trabalho e um bom trabalho”, pontuou.

A ex-conselheira e atual suplente, Géssica, agradeceu: “Minha palavra é de gratidão, a Deus por ter nos concedido esse mandato de 04 anos e que foi muito bom, em parceria com a secretária Maria de Lourdes que nunca nos faltou suporte, apoio e companheirismo. Saio com o sentimento de dever cumprido pela oportunidade que tivemos de trabalhar em defesa da Criança e do Adolescente. Parabenizo os demais conselheiros que foram eleitos pela sociedade e desejo muito sucesso”.

Publicidade

Por fim, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Valmira, falou sobre os ofícios da profissão que irão enfrentar os novos conselheiros, parabenizou a todos, em especial aos conselheiros que deixam o legado.

“Saúdo aos conselheiros que estão nos deixando hoje e aos que estão chegando em nome de Gabriel Sá, que conseguiu no meio de tantas turbulências desenvolveram o mandato de forma parcial e integra e essa recomendação que eu faço àqueles que estão chegando, tem que ter essa compreensão como bem colocou a Angerli. A partir dessa posse, isola-se sua vida pessoal. Seu sangue ficou lá na sua casa. Agora é o trabalho social e no trabalho social você tem que dar o melhor de si, pois é um serviço público que você irá prestar. Se é de familiar A, B ou C, se é de convicção partidária A, B ou C, não importa. O que interessa é que estão assumindo um cargo público e é dessa forma que o serviço será prestado.  Precisamos ter essa humildade de reconhecer as limitações do conhecimento. Quem não sabe precisa aprender. Quem já domina precisa ensinar aos que sabem menos e continuar se atualizando. Aprendizagem é todo dia e toda hora. Sejam bem-vindos os novos conselheiros e que venha para somar. Que as famílias das nossas crianças e adolescentes tenham orgulho de daqui a quatro anos dizerem que passou aqui uma nova equipe, mas deixaram o seu legado como esta que está saindo”, disse.

A solenidade foi encerrada com os agradecimentos a todos os presentes. As profissionais terão um mandato de quatro anos, a ser encerrado em 10 de janeiro de 2024. Os conselheiros foram escolhidos através de um longo processo eleitoral unificado, que compreendeu várias etapas, dentre elas, a eleição, que ocorreu no dia 06 de outubro do ano passado.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS